Guia da Semana

Depois dos drinks moleculares invadirem os bares e baladas de São Paulo, chegou a vez das cozinhas apostarem nesta (não tão) nova tendência. Mas wtf quer dizer gastronomia molecular? O conceito é simples: estudar fenômenos físico-químicos que ocorrem durante o ato de cozinhar. O objetivo? Garantir a melhor qualidade nutricional, explorando ao máximo os sabores e texturas. Aliando equipamentos, ingredientes e métodos distintos, novos pratos são criados, levando a experiência gastronômica para outro nível. Ficou curioso? O ObaOba foi atrás dos restaurantes que apostam no conceito e te conta por que você tem que ir. Se liga!

+ 10 filmes sobre gastronomia
+ 5 blogs de gastronomia para de ajudar na cozinha
+ Onde comer em São Paulo

Ficou curioso? O ObaOba foi atrás dos restaurantes que apostam no conceito e te conta por que você tem que ir. Se liga!

Clos de Tapas (SP)

Idealizado por Marcelo Fernandes, o nome do restaurante vem dos clos, territórios europeus conhecidos por produzir as melhores uvas de cada safra.

É mais ou menos assim que funciona o cardápio do Clos de Tapas, que trabalha com a sazonalidade dos produtos, extraindo o frescor e sabor de cada ingrediente. A inspiração dos pratos vem da cozinha mediterrânea, focando em frutos do mar. O melhor, ele fica aqui em São Paulo!

Endereço: Rua Domingos Fernandes, 548, Moema, São Paulo

Oro (RJ)

Comandada por Felipe Bronze, chef do ano pela Veja Rio, a casa fica localizada no Jardim Botânico e vai te fazer viajar até o RJ para provar as delícias produzidas pelo chef. O cardápio é apresentado em forma de degustação, permitindo aos clientes experimentar e montar os seus pratos da forma mais conveniente.

O mais legal do Oro é a revisita que o restaurante faz pela comida típica dos botecos cariocas, como é o caso do prato que vem com feijoada, bolinho de aipim com camarão, sanduíche de filé com abacaxi e refrigerante de gengibre servido em copo de cerveja.

Endereço: Rua Frei Leandro, 20, Jardim Botânico, Rio de Janeiro

Poco Tapas (PR)

O restaurante, que surgiu em Joinville, também abriu as portas em Curitiba devido o sucesso que fez na cidade catarinense. Depois de uma longa experiência nos EUA, o chef Fabio Mattos levou a vanguarda da gastronomia molecular para o sul do país.

As bebidas por lá são servidas em forma de bolha. Outra novidade é o Jardim Comestível, com direito a terra comestível e espuma de queijos.

Endereço: Av. Vicente Machado, 2786, Curitiba

O Bule (RN)

Localizado em Natal, O Bule oferece uma experiência única em gastronomia. A inovação começa no fato de que o restaurante atende apenas 12 pessoas por vez — você deve ligar para a chef Sonia Benevides e marcar um horário.

Depois, uma pequena entrevista elenca as suas restrições, preferências e sugestões. Os pratos vêm em forma de degustação: entrada, prato principal, sorbet, pré-sobremesa e sobremesa e são criados de forma exclusiva para cada cliente. Já deu água na boca!

Endereço: Av. Doutor Severino Lopes da Silva, 118, Lagoa do Bonfim, Nísia Floresta, Rio Grande do Norte

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 22 Dez 2014.