Guia da Semana
Comportamento
Por Ricardo Archilha

Conheça as opções de lazer dentro do metrô de São Paulo

Torne a sua viagem mais divertida e veja opções de lazer e cultura no metrô de SP.

Poesia, arte, shows e até biblioteca: tudo no metrô de SP! (Reprodução)

Felizmente, ou infelizmente, paulistano que se preze passa boa parte do seu dia no metrô. Todo mundo sabe que o nosso transporte metropolitano é deficitário, com poucas linhas e conforto. Mas já que não podemos fugir disso, que tal tornar a nossa viagem mais interessante?

+ 7 coisas para fazer enquanto o metrô não abre
+ SP de metrô: os principais pontos turísticos próximos às estações
+ Os melhores pocket books para ler no metrô

Se existe uma iniciativa bacana do governo, é a de levar cultura para os milhões de pessoas que passam pelo metrô todos os dias. E o ObaOba te conta quais são elas. Se liga!

Poesia no metrô


soneto de camões, na estação vila madalena

O projeto Poesia no Metrô é um dos maiores programas de leitura de poemas em língua portuguesa já realizado. O que começou apenas na Linha 2-Verde, agora se estendeu para a maioria das outras estações é um incentivo muito bacana para disseminar esse tipo de arte em um dos transportes mais usados pelos brasileiros. Dentre os poetas estão: Augusto dos Anjos, Olavo Bilac e Fernando Pessoa. Fique de olho no lindo poema "Ismália”, de Alphonsus de Guimarães, na estação Paraíso.

Arte no metrô


in vitro, de mario fraga, na estação Anhangabaú

A Estação Sé do Metrô foi inaugurada há 34 anos já com as primeiras obras de arte instaladas. Algum tempo depois, colocou-se em prática a ideia de transformar as estações em verdadeiras galerias de arte subterrâneas. Atualmente, o acervo do metrô conta com 91 obras de arte em 37 estações, composta por painéis, murais, pinturas sobre tela, instalações e esculturas de artistas renomados como Tomie Othake, Antonio Peticov, Denise Milan e outros. Em uma ação super bacana, o site da SPTrans mapeou todas essas obras - para conferir é só clicar aqui.

Linha da cultura


instalação na estação São Bento

O projeto Linha da Cultura promove exposições itinerárias que passam pelas estações do metrô. Neste mês, por exemplo, está rolando a mostra Ásia em 100 Dias, na estação Vila Madalena e Pinacoteca no Metrô, na estação Luz. É bacana ficar de olho no site para ver o que está rolando para conferir também aquela exposição mega bacana que, às vezes, não está no seu itinerário.

Projeto Encontros


show do eric taylor na estação paraíso

O intuito do Projeto Encontros é transformar as estações em espaços culturais e com atrações gratuitas. Shows, cinema, dança, teatro, exposições permanentes e itinerantes, oficinas culturais e outras atrações fazem parte da programação. Presente nas estações Paraíso, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera.

Embarque na Leitura


biblioteca embarque na leitura, na estação paraíso

O Embarque na Leitura, que faz parte do projeto "Ler é Saber" do Instituto Brasil Leitor, conta com quatro bibliotecas nas estações: Paraíso, Tatuapé, Santa Cecília e Brás, da CPTM. Funcionando de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h, o acervo contempla literatura brasileira, autoajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes, história e outros. Para se inscrever, é só levar RG, CPF, foto 3x4 e comprovante de residência. Os leitores cadastrados recebem uma carteirinha para fazer os empréstimos, tudo de graça!


Por Ricardo Archilha

Atualizado em 20 Mai 2014.

Mais notícias

Lego lança coleção com flores e bonsais para os apaixonados por plantas

Comportamento

Amazon lança versão da Alexa que fala português – e o Guia da Semana está lá!

Comportamento

8 coisas que você pode fazer em casa quando acaba a energia

Comportamento

Do 'pudol' ao 'bigou': site promove adoção de vira-latas por meio de buscas erradas no Google

Comportamento

8 coisas que você pode fazer em casa para matar o tédio em dias chuvosos

Comportamento

App lança mapa interativo que mostra blocos e festas de Carnaval próximos ao usuário

Comportamento