Guia da Semana

Felizmente, ou infelizmente, paulistano que se preze passa boa parte do seu dia no metrô. Todo mundo sabe que o nosso transporte metropolitano é deficitário, com poucas linhas e conforto. Mas já que não podemos fugir disso, que tal tornar a nossa viagem mais interessante?

+ 7 coisas para fazer enquanto o metrô não abre
+ SP de metrô: os principais pontos turísticos próximos às estações
+ Os melhores pocket books para ler no metrô

Se existe uma iniciativa bacana do governo, é a de levar cultura para os milhões de pessoas que passam pelo metrô todos os dias. E o ObaOba te conta quais são elas. Se liga!

Poesia no metrô


soneto de camões, na estação vila madalena

O projeto Poesia no Metrô é um dos maiores programas de leitura de poemas em língua portuguesa já realizado. O que começou apenas na Linha 2-Verde, agora se estendeu para a maioria das outras estações é um incentivo muito bacana para disseminar esse tipo de arte em um dos transportes mais usados pelos brasileiros. Dentre os poetas estão: Augusto dos Anjos, Olavo Bilac e Fernando Pessoa. Fique de olho no lindo poema "Ismália”, de Alphonsus de Guimarães, na estação Paraíso.

Arte no metrô


in vitro, de mario fraga, na estação Anhangabaú

A Estação Sé do Metrô foi inaugurada há 34 anos já com as primeiras obras de arte instaladas. Algum tempo depois, colocou-se em prática a ideia de transformar as estações em verdadeiras galerias de arte subterrâneas. Atualmente, o acervo do metrô conta com 91 obras de arte em 37 estações, composta por painéis, murais, pinturas sobre tela, instalações e esculturas de artistas renomados como Tomie Othake, Antonio Peticov, Denise Milan e outros. Em uma ação super bacana, o site da SPTrans mapeou todas essas obras - para conferir é só clicar aqui.

Linha da cultura


instalação na estação São Bento

O projeto Linha da Cultura promove exposições itinerárias que passam pelas estações do metrô. Neste mês, por exemplo, está rolando a mostra Ásia em 100 Dias, na estação Vila Madalena e Pinacoteca no Metrô, na estação Luz. É bacana ficar de olho no site para ver o que está rolando para conferir também aquela exposição mega bacana que, às vezes, não está no seu itinerário.

Projeto Encontros


show do eric taylor na estação paraíso

O intuito do Projeto Encontros é transformar as estações em espaços culturais e com atrações gratuitas. Shows, cinema, dança, teatro, exposições permanentes e itinerantes, oficinas culturais e outras atrações fazem parte da programação. Presente nas estações Paraíso, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera.

Embarque na Leitura


biblioteca embarque na leitura, na estação paraíso

O Embarque na Leitura, que faz parte do projeto "Ler é Saber" do Instituto Brasil Leitor, conta com quatro bibliotecas nas estações: Paraíso, Tatuapé, Santa Cecília e Brás, da CPTM. Funcionando de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h, o acervo contempla literatura brasileira, autoajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes, história e outros. Para se inscrever, é só levar RG, CPF, foto 3x4 e comprovante de residência. Os leitores cadastrados recebem uma carteirinha para fazer os empréstimos, tudo de graça!

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 20 Mai 2014.