Guia da Semana

No dia 25 de janeiro, São Paulo comemora 460 anos de muita história. E para homenagear a cidade, resolvemos fazer um guia com as gírias paulistanas mais usadas por aqui. Apesar da maioria delas ser engraçada/beirar o ridículo, elas dão um toque único ao tal sotaque paulistano.

Confira então as palavras que você tem que saber se quiser falar que nem um paulistano nato:

1. Top

Adjetivo usado por paulistanos para dizer que alguma coisa é muito incrível – principalmente pelos coxinhas: “Nossa meu, peguei uma baladinha top no fim de semana”.


2. Tipo

Paulistanos não percebem, mas se você parar para contar quantos “tipos” eles usam em suas frases, vai ficar cho-ca-do: “Porque tipo assim, quando eu tava lá tipo beijando a minazinha, tá ligado? Tipo, foi top”.


3. Mano

Você pode estar se dirigindo a um idoso, uma menina ou uma criança, não importa, “mano” é mandatório se você quiser falar que nem um paulista, mano.


4. Laras

Abreviação de larica - mais conhecida como fome que bate depois de fumar um baseado. Mas aqui em São Paulo, você pode ser a pessoa mais careta, que ainda assim vai ter o costume de falar “laras”, afinal, bater uma laras nada mais é que matar a fome – risos.


5. Padoca

Apelido carinhoso – e cafona – para se referir a uma padaria. Afinal, “bater uma laras na padoca depois da balada é top, mano”.


6. PT

Iniciais de perda total, que até então, era um termo comum para se referir a carros mega acidentados. Mas em São Paulo, dar PT é encher a cara e terminar a noite nadando no próprio gorfo. E acredite, tem muita gente que antes de ir para a baladinha top, fala “mano, hoje eu vou sair pra dar PT”.


7. Breja

Palavra usada por TO-DOS os paulistanos para se referir a uma cerveja. O mais engraçado é que breja também virou rolê, e tem muitas pessoas que chamam o amigo para tomar uma breja, quando na verdade é só para dar uma volta no shopping. Vai entender, né?


8. Chapei

Chapei é uma expressão usada, principalmente, por maconheiros, mas tem muita gente que usa para se referir a estado de bebedeira: “Mano, vamo chapar o coco hoje, que a baladinha vai ser top”.


9. Busão

Dificilmente você vai ver um paulistano se referindo a um busão, como ônibus – risos.


10. Nargas

Não sei porquê, mas se tem uma coisa que paulistano adora é se reunir com os amigos para fumar narguile, ou melhor, nargas. Oi?


11. Pigas

Paulistano não fuma cigarro, fuma pigas, mêo.


12. Gourmet

Do bolovo ao caviar, se for gourmet, o paulistano está dentro. Por que, né?


13. Meu

Meu, todo paulistano fala muito "meu".


14. Feijuca

“Mano, aquele bistrozinho no Itaim serve uma feijuca gourmet muito top”. Precisa falar mais alguma coisa?


15. Man

Traduzindo para o português: homem. Mas claro que em São Paulo teria um significado e pronuncia diferente, né? Então fica a dica que paulistanos falam “mêín”, que nada mais é que uma forma mais coxinha de falar “mano”: “Porra mêin, me chama no Whats para combinar aquele rolezinho top”.


16. Osso

Osso = complicado. “Mêin, a prova da facul tava muito osso”.


17. Japs

Orkutização da comida japonesa em São Paulo: a gente vê por aqui. Ninguém sai de casa para comer uns sushis, ou comida oriental, o negócio mesmo é se juntar com os brothers e colar num “japs” – leia-se di-é-ps, HAHA.


18. Partiu

#partiutreino, #partiubalada, #partiurolê, #partiujaps. Além de tudo, paulistano adora meter uma hashtag onde não precisa.

Por Redação ObaOba

Atualizado em 6 Out 2017.