Guia da Semana

Ah, a adolescência! Cheia de novos amores, experiências, novas descobertas e bom...grandes arrependimentos. Vai me dizer que agora que você já está mais velho não se arrepende de algo que fez ou deixou de fazer?

+ Relembre como era ser adolescente nos anos 2000
+ 10 músicas marcantes de seriados
+ Os novos seriados que você tem que assistir

Nós do ObaOba resolvemos fazer uma lista de conselhos que alguém de 20 anos daria para uma pessoa que está no auge dos seus 15, vai que assim a lista de arrependimentos diminui, não é? Vem ver!

Aproveite ao máximo o seu tempo na escola

Tenho certeza que agora parece algo inútil, mas quando você acabar o colegial e for em busca de uma faculdade, vai perceber que isso é um ótimo conselho. Entrar em uma universidade não é mole, além de estudar pra caramba você vai ter que trabalhar pra se sustentar e, na maioria das vezes, não vai ter mais o colinho da mamãe. Ou seja, aproveite suas tardes pra dormir por uma vida inteira, porque aos 20 anos, dormir é uma das últimas coisas que você irá fazer.

Image and video hosting by TinyPic

O tempo com os seus pais é precioso

Quando nós temos 15 anos ainda estamos pertinho dos nossos velhos e podemos passar todo o tempo do mundo com eles, eu sei que parece meio chato e como moramos com eles nessa época acaba sendo meio X esse conselho, já que vemos os dois todos os dias. Mas acredite, se você não aproveitar para fazer todas as coisas que tem vontade com eles nessa época, pode ser que mais pra frente a sua rotina com eles se transforme em uma visita de feriado ou férias.

Image and video hosting by TinyPic

Não se prenda aos primeiros amores

Sim, eu sei que o primeiro amor é uma das coisas mais inesquecíveis da vida, mas com 15 anos e uma vida inteira pela frente, um término de relacionamento não é o fim do mundo como nós pensamos. Vai doer, você vai sofrer, mas bola pra frente! Você vai ver que quando conseguir superar a perda do seu primeiro amor, as coisas vão parecer muito mais simples e um término vai acabar sendo apenas uma fase ruim, e não a pior coisa que poderia acontecer na sua vida.

Aproveite ao máximo as coisas boas da sua cidade

Pessoas que moram no interior acabam superestimando a importância da sua cidadezinha, mas olha, se você soubesse a falta que ela fará quando você estiver em uma cidade diferente, com certeza aproveitaria ao máximo todos os lugares que existem nela. Sabe o lanche na praça? Vai fazer falta. O ponto de encontro com os seus amigos? Também. Inclusive o fato dela ser minúscula e não precisar de ônibus e metrô pra chegar nos lugares.

Image and video hosting by TinyPic

Coloque a mão na massa

Sabe aquela chance que você teve de aprender algo na cozinha com a sua mãe e por preguiça deixou passar? Ou quando seu pai quis te ensinar algumas dicas para guardar dinheiro e você nem deu bola? Pois então, quando você estiver na faculdade, morando sozinho e tendo que se virar com uma mesadinha bem básica, com certeza vai notar como faz falta os ensinamentos dos seus pais. No futuro você será aquela pessoa que sofre comendo miojo todo dia ou que chega no final do mês com saldo negativo no banco.

Guarde os melhores momentos na memória e na fotografia (de papel viu)

O primeiro beijo, o primeiro amor, as primeiras amizades, as primeiras festas...com toda a tecnologia que temos hoje, é muito difícil registrar os momentos no papel, tudo agora é feito no computador, as fotos estão ou no celular ou em uma pasta intitulada “Amigos”, “Festa na Natália”, “Viagem pra Porto Seguro”. Se você parar pra perceber, seus pais tem até hoje fotos antigas de quando eles eram adolescentes e com certeza isso é uma das coisas mais significantes pra eles, pode perguntar e conferir. ;) Por mais que a rapidez do celular e da máquina digital sejam ótimos, pode ser que um dia seu HD pife e todas as suas memórias registradas nos clicks se percam e você fique sem nada.

Image and video hosting by TinyPic

Por Juliane Romanini

Atualizado em 20 Mai 2014.