Guia da Semana

Flor de lótus, águias e dragões. Quem nunca viu uma tatuagem dessa por aí? A gente sabe que a maioria das pessoas que tatuam, o fazem não só por questões estéticas, como também pelo significado. Por isso o ObaOba reuniu algumas tattos famosas e te conta o significado delas. Se liga!

+ Confira o canal de Tatuagem do Portal ObaOba
+ Tatuagens inspiradas em filmes
+ Tatuagens inspiradas no mundo da literatura

Águia


Liberdade é o significado número 1 das tatuagens de águia. Símbolo de poder espiritual e coragem, representa guerreiros, imperadores e líderes.

Ankh


O Ankh, símbolo do Egito Antigo, representa vida eterna e funciona como um amuleto protetor.

Libélulas

Espírito selvagem é associado diretamente às libélulas, que representam dois elementos do zodíaco: o ar e a água. Criatividade, imaginação e fantasia permeiam o siginificado de suas tatuagens.

Carpa


Diz na Mitologia, que as carpas subiam os rios para tornarem-se dragões. Força para alcançar os objetivos, determinação e superação de obstáculo são os significados mais fortes nas tatuagens de carpa.

Olho de Hórus

Outro símbolo do Egito Antigo, o Olho de Horus significa proteção, amuleto e poder. Seu significado é diretamento relacionado à divindade Hórus, o deus dos céus.

Flor de Lótus


Uma das maiores representações do Budismo, a Flor de Lótus nasce de um significativo paradoxo: suas raízes estão na lama, o caule nasce através da água, gerando uma flor que boia sob a água. Assim como as carpas, suas tatuagens representam determinação e superação, entretanto, de forma mais delicada.

Âncoras


Nos contos marítimos, a âncora tatuada mostra que o marinheiro navegou pelo oceano e voltou para casa em segurança. Também é símbolo de diversos deuses dos mares, como Netuno e Poseidon. Suas tatuagens também podem representar segurança e firmeza.

Flor de Cerejeira


Símbolo chinês que representa o amor, o significado da Flor de Cerejeira também parte de um paradoxo: a cereja, ao florescer nas árvores, manifestam grande beleza; entretanto, enfraquecem e são levadas pelo vento. A natureza transitória da existência é seu significado número 1.

Tigre

Inteligência, sagacidade e percepção aguçada são as principais características do tigre. Tatuar o animal é assumir a sua essência como parte da personalidade.

Dragão Chinês


Relacionado aos imperadores do país, O Dragão Chinês simboliza, majoritariamente, força e autoridade. Fertilidade e energia masculina são as principais interpretações de suas tatuagens.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 23 Mai 2014.