Guia da Semana

Na próxima quinta-feira, 20 de novembro de 2014, será celebrado o Dia da Consciência Negra, evento que enche as ruas de São Paulo com o melhor da cultura afro. A data marca o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, líder da revolução do Quilombo dos Palmares, ícone da luta pelos direitos dos negros no país.

+ Ouça os 100 maiores músicos negros de todos os tempos
+ Os negros mais lindos da internet
+ Conheça 6 rappers que são crianças

+ 7 manias dos negros norte-americanos

A semana da Consciência Negra sempre traz uma programação especial para cidade e neste ano não será diferente. Shows, exposições, saraus... tem para todos os gostos e bolsos. Veja a programação que o ObaOba separou para você:

Diversos | Vale do Anhangabaú

A Secretária de Promoção da Igualdade Racial preparou um evento com diversos shows gratuitos no Vale do Anhangabaú. Entre as atrações estão grupos musicais brasileiros e internacionais, como Inner Circle, o nigeriano Keziah Jones (foto), DJ Hum, Lady Zu e Paulinho da Viola. No mesmo dia, também rola o show "Homenagem ao Buena Vista Social Club e a Ibrahim Ferrer" com a participação de Ibrahim Ferrer Junior, Fernando Ferrer e Marina de La Riva. A partir das 11h.

Chico César | Centro Cultural da Juventude

O cantor e compositor Chico César faz show gratuito de releitura do seu primeiro CD, Aos Vivos, lançado originalmente em 1995, no Centro Cultural da Juventude. Nesta apresentação, intitulada 'Aos Vivos Agora', o cantor mostra seus maiores sucessos, além de uma versão blues para "Dor Elegante", de Itamar Assumpção e Paulo Leminski, "Paula e Bebeto", de Caetano Veloso e Milton Nascimento, e "Fé Cega, Faca Amolada", de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos. A partir das 18h.

Orquestra Afro-Brasileira | Auditório Ibirapuera

Já a Orquestra Afro-Brasileira faz show gratuito no Auditório Ibirapuera. A orquestra, que nasceu em 1942 como um grupo voltado para a divulgação da arte e da cultura musical negra brasileira, apresenta um tributo a seu criador, o compositor e arranjador Abigail Moura, que esteve à frente do grupo por 30 anos. A partir das 11h.

Dom Paulinho Lima | Bourbon Street

O cantor Dom Paulinho Lima, semifinalista do programa The Voice Brasil, se apresenta no Bourbon Street Music Club. Acompanhado pela banda Soul Power, formada por Almir Marques, Kahuê Oliveira, Drê Alcântara e Veto Drum, o cantor mostra o seu repertório inspirado em grandes nomes da música negra, como Earth Wind & Fire, Al Green, Marvin Gaye e Tim Maia. A partir das 18h30.

Pagode da 27 | SESC Santo Amaro

O grupo Pagode da 27 faz show gratuito no SESC Santo Amaro. Para quem não conhece, o projeto nasceu em 2005 a partir da reunião de sambistas do Grajaú, na Rua 27 (Rua Manoel Guilherme dos Reis). O grupo é constituído atualmente por 10 músicos e toca diversos sambas autorais, além de releituras de grandes clássicos. A partir das 17h.

Zulumbi | SESC Consolação

A banda Zulumbi faz uma apresentação gratuita no SESC Consolação. Com uma mistura de batuques afro-brasileiros e hip hop, o trio formado por Lúcio Maia (Nação Zumbi), DJ PG (Elo Da Corrente) e o MC Rodrigo Brandão (Gorila Urbano) tem uma estética musical com influências da psicodelia e do mangue beat. A partir das 15h.

Balada Literária | SESC Pinheiros

A abertura da Balada Literária 2014 terá um show com a participação de Fabiana Cozza (foto), Luiza Dionísio, Tizumba, Gog, Tião Carvalho e Tiganá Santana no SESC Pinheiros. A Balada Literária é um evento idealizado pelo escritor pernambucano Marcelino Freire que acontece todos os anos em São Paulo. A programação envolve debates sobre obras e expressões artísticas, recitais de poesia, exposições e apresentações musicais. A partir das 18h.

Bonga | SESC Vila Mariana

Nos dias 19 e 20 de novembro o cantor e compositor angolano Bonga se apresenta no SESC Vila Mariana. Barceló de Carvalho, mais conhecido por Bonga Kuenda, é considerado o embaixador da música angolana, sendo responsável por divulgar a identidade nacional através do semba - um dos estilos musicais angolanos mais populares. O músico iniciou sua carreira em 1972 com o álbum Angola 72, que teve como foco a luta contra o colonialismo e a discriminação racial. Ao longo de sua carreira Bonga já lançou 32 álbuns e mais de 300 canções autorais, que já foram interpretadas por nomes consagrados, como Martinho da Vila, Alcione e Elza Soares. A partir das 18h.

Samba de Roda | SESC Pompeia

Na choperia do SESC Pompeia acontece uma apresentação gratuita de Samba de Roda com Kolombolo e Partido na Cozinha (foto). As duas rodas de samba formadas em São Paulo se juntam no palco para show comemorativo ao Dia da Consciência Negra com participações de João Borba e Jannu. A partir das 18h.

Por Leonardo Paladino

Atualizado em 17 Nov 2014.