Guia da Semana

Você já parou para pensar quanto tempo por dia você passa conectado? Com smartphones, tablets e computadores cada vez menores e mais práticos, é difícil fugir da tecnologia no nosso cotidiano. Mas se você for um gadget addicted, saiba que nunca é tarde para rever os seus conceitos, desconectar um pouco e fazer coisas que não dependem de uma tela e uma conexão wi-fi. Por isso, o ObaOba preparou um guia de sobrevivência offline sem neura e nem crise de abstinência. Quer tentar?

+ 11 coisas para vocë fazer quando estiver sem internet
+ 15 micos que vocë jã pagou na internet
+ 15 tipos de homens que conhecemos na internet

Admitir o problema é sempre o primeiro passo. Você precisa de provas de que é um prisioneiro da geração y? Então vamos a elas! Experimente baixar o Rescuetime no seu computador ou celular — trata-se de um app que mede, literalmente, quanto tempo você passa online e quão produtivo ou ocioso esse tempo foi.

Funciona assim: após se cadastrar, você seleciona atividades que considera distrativas (como redes sociais e sites de games) e outras que considera produtiva (como sites de edição de texto e notícias). Voilá! O app constrói um gráfico de porcentagens mostrando como foi a sua experiência online durante o dia. Por exempo: no momento, eu estou conectado a 25 minutos — 2 deles de distração e 15 deles de produção, os outros são considerados neutros. Estou de parabéns?!

Primeiro passo dado, essa é a hora que você pensa “poxa, eu realmente passo tempo demais no Facebook”. É aí que o Stayfocsd entra em ação. O aplicativo é uma espécie de reabilitação e funciona de maneira muito simples: ele bloqueia os sites que você quiser, quando você quiser e durante o tempo que você quiser. Que tal separar alguns minutos do seu dia para passar realmente longe das redes sociais, games e do BuzzFeed?

Com esse tempo de sobra, a dica é aproveitá-lo ao máximo — longe, é claro, do touch screen. Procure alguma atividade que te faça bem: pode ser cozinhar, ler um livro, assistir a um filme, desenhar, escrever ou dar uma volta de carro. O desafio é treinar a sua mente para que você realize essas tarefas com a mente livre e longe da caixa de entrada infinita do seu e-mail.

Na era da tecnologia desenfreada, outra coisa que nós esquecemos é viver o momento. Então outra coisa que a gente te desafia a fazer é passar longe do Instagram e realmente aproveitar as coisas que você está fazendo. Foi a uma exposição legal, a um show ou está comendo aquele prato favorito no seu restaurante favorito? Bom, aproveita, meu filho — ninguém precisa ficar sabendo e você deve se sentir muito bem com isso. Como já fiz o velho ditado, as melhores coisas do mundo são aquelas que não podemos contar a ninguém. ;)

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 20 Mai 2014.