Guia da Semana

Festas em casa são sempre bons motivos para reunir os seus amigos, beber até quase passar mal, fazer loucuras sem pensar no amanhã e cometer burrices que nos rendem às melhores histórias.

+ 15 festas temáticas para fazer em casa
+ Como fazer um after party na sua casa em 9 passos
+ Como organizar uma pool party

Sempre tem aquela festa que marca o ano, né? Aquela que toda a galera foi, não faltou bebida, a música estava top, cheia de gente bonita, ninguém vomitou em você, rolou até de manhã e você chegou em casa parecendo lixo - essas são as melhores!

Existem festas que ficam para sempre guardadas na memória da gente, e se você quer organizar uma não é tão difícil: a sua casa pode ser um espaço perfeito para eventos dos diversos tipos, basta seguir alguns passos:

Convidados

Pense no evento que você quer criar (e em quantas pessoas vai chamar em relação ao espaço). Não chame pessoas de só um círculo social (ex: amigos da faculdade) porque o legal de convidar grupos diferentes e misturá-los é a possibilidade de conhecer gente nova, e não há nada melhor do que isso numa festa.

Que tipo de pessoas convidar? Afinal também são os convidados que fazem a festa! Amigos animados, engraçados, sociáveis e que não tem problema em falar com todo mundo são os melhores para agitar sua house party. Não se preocupe se aquele seu amigo que sempre entra em coma alcoólico vai causar de novo, ele é tão importante quanto aquele camarada que tá sempre em todas as festas, mas você não lembra do nome. Tudo isso rende piadas e histórias memoráveis da sua festa.

Importante pensar na paquera dos amigos(as): Lembre-se de convidar mulheres e homens solteiros sociáveis para fazer a alegria dos convidados(as) que buscam um caso de uma noite. Eles vão te agradecer no futuro e confirmarão presença na sua próxima festa. E essas pegações de festa sempre dão o que falar: babados, fofocas, barracos, vexames e furos de reportagem - e todo esse agito vai ter acontecido na sua festa.

Som na caixa

Outro passo que não pode ser deixado de lado é o som da festa. Tenha música para todos os gostos. Não me interessa se você gosta só de rock, porque não combina com uma festa de arromba. Então selecione uma playlist animada e popular entre seus amigos, com músicas atuais, que vai ser sucesso!

Planeje e teste tudo antes da festa: nada pior do que chegar lá e o cabo não funcionar, as caixinhas pifarem, a bateria ter acabado, e etc. Festa sem música significa que é hora de ir embora! E ninguém merece isso.

Vizinhança

Todo mundo vai se divertir muito na sua house party incrível - menos os seus vizinhos. Esse é um fator importante para uma festa ser memorável. Afinal, nada pior do que aquela festa que, quando chega às 22horas, o som acaba e os convidados precisam ficar cochichando. Isso mata qualquer comemoração!

Se você mora em casa geralmente é mais tranquilo para fazer barulho até tarde (com bom senso, claro). Em situação de apartamento tudo se complica, porque se você espirra e o vizinho de baixo tá com o cabo de vassoura no teto já. Por isso é melhor fazer no salão de festas ou na churrasqueira, que, de preferência, fiquem longe dos prédios.

Água que passarinho não bebe

Seus amigos estão convidados, os vizinhos estão sob controle, o som está ok. Falta algo? Claro, ou vocês vão tomar água da torneira? Esse é o item mais importante da lista da sua house party: as bebidas. É onde também muitos anfitriões não se organizam e acabam se atrapalhando - falta bebida, a breja tá quente, acabou o gelo, não tem mistura, entre outros desastres alcoólicos que acabam com uma festa antes de seu tempo.

House party sem bebida NÃO É HOUSE PARTY! Lembre-se disso. Para a festa durar a noite toda, é preciso ter bebida o tempo todo (principalmente a cerveja). Tão simples como 2+2=4.

Cobre dos seus convidados uma bebida de sua preferência e cervejas como entrada (geladas de preferência). Ou recolha uma quantidade em $ só para financiar o álcool. Faça as compras antecipadamente e já deixe tudo para gelar, horas antes do horário da festa. E claro, se assegure que haverá o bastante para seus convidados, o suficiente número de cervejas, de destilados, a quantidade ideal de gelo (exagerar aqui faz bem), copos descartáveis, variedade de misturas e etc.

Para gelar: É bom ter uma geladeira ou freezer com bastante espaço livre só para as bebidas. Vale improvisar um cooler: o tanque, uma bacia, um tonel, a banheirinha de bebê do seu irmãozinho, não importa! Tudo será um bom lugar para gelar as suas brejas, é só enchê-los generosamente de gelo, sal e álcool de limpeza (isso ajuda o gelo a demorar mais para derreter).

Comida

Primeiro: vai ter comida? Porque isso não é algo muito comum entre as house partys, que geralmente são voltadas para a bebida e só. Entretanto, alguns anfitriões tem a preocupação de oferecer alguns snacks (até para prevenir de ter gente passando mal por ter bebido de estômago vazio). Então essa questão é algo que você precisa deixar claro para os convidados quando estiver organizando sua festa: se não vai ter comida (então venham jantados) ou se vai ter comida, assim ninguém é pego de surpresa e as chances de alguém dar PT por não ter comido é menor.

Local

Festas incríveis fazem bagunça. Então, se você vai dar essa festa dentro da sua própria casa, não dá para passar a noite preocupado com cada detalhe, com cada coisa que pode dar errado ou com tudo que vai acabar sujo ou desarrumado.

O melhor é se prevenir: trancar tudo de valor, tudo que pode ser facilmente quebrado, tudo que você não quer que suje de maneira nenhuma num quarto. Assim você assegura o bom estado das suas coisas. Não deixar toalhas ou itens pessoais no banheiro, e sim deixar muitos rolos de papel à disposição da galera. Deixar no espaço da festa só o necessário. Almofadas, por exemplo, é melhor guardar! Se derrubarem bebida ou deixarem cair no chão ela vai ficar nojenta. Forre móveis, como o sofá, com um plástico, se preferir. O seu pensamento deve ser prático e objetivo - afinal é da sua casa que estamos falando, e a bagunça vai ficar para você limpar no dia seguinte. Então o melhor a se fazer é minimizar os riscos.

Vale contratar uma faxineira para te ajudar no outro dia. Ou explorar seus melhores amigos (aqueles que vão capotar pelos cantos da sua casa) e organizar um mutirão de limpeza. Essa é uma tarefa que só os mais parceiros encaram: porque acredite, você vai ter nojo da sua cozinha e do seu banheiro ao acordar.

Se a festa for rolar no salão ou na churrasqueira do seu prédio, o mesmo bom-senso vale. O bom é que não são as suas coisas que podem ser quebradas ou sujas; porém são as coisas do condomínio - e você vai levar multa se tudo não estiver perfeito depois da festa. Então, toda prevenção é pouco!

Aproveite!

Agora de nada valem as dicas acima se você não for um bom anfitrião. Trate todos com carinho, seja simpático até com quem você não convidou, mas não se esqueça de que a casa é sua, é a sua responsabilidade na reta, não deixem que quebrem as suas janelas, paredes, eletrodomésticos (muito menos as porcelanas da sua mãe). Aproveite a festa e não encane com cada probleminha que surgir (eles sempre surgem) afinal, para tudo se dá um jeito. Seja legal e bonzinho, mas também não seja feito de trouxa por gente folgada: se a pessoa nem foi convidada e não trouxe bebida, é bom ela arranjar porque seus convidados não podem ficar sem por causa disso.

Com todos colaborando e com um pouco de organização, a sua house party vai ser eleita a melhor do ano - e lembrada por todos. Agora, boa sorte!

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 2 Abr 2015.