Guia da Semana
Comportamento
Por Rodrigo Guarizo

Fantoches clássicos da TV Brasileira

Louro José, Xaropinho e outros pedaços de panos que adoramos.

Louro José está há mais de 15 anos com Ana Maria Braga (Reprodução/Rede Globo)

A TV brasileira é repleta de personagens peculiares. Gostosas de pouca roupa em programas infantis, caras com pouco bom senso apresentando talk shows e pessoas armando barracos em plenas tardes de segunda à sexta.

+ Veja 10 programas de TV apresentados por cantores
+ Os melhores programas de namoro da TV brasileira
+ Coisas absurdas que o Silvio Santos fez em seus programas de auditório


Porém, não só de humanos se faz um programa de TV, e a fórmula do sucesso envolve alguns pedaços de pano com uma mão por dentro. Estamos falando, é claro, dos fantoches. Confira os nossos favoritos:

Louro José

O papagaio de espuma mais famosos do Brasil está no ar desde 1997, quando a apresentadora ana Maria Braga ainda comandava o programa Note e Anote, na Rede Record. Desde então, o corinthiano mais verde do mundo já fez de tudo, desde duelos de piada, provar alimentos e até comandar o programa sozinho.

Xaropinho

Presente ao lado do apresentador Ratinho desde os tempos de Rede Record, o apresentador afirmou na primeira aparição do rato de espuma que poderia ter um fantoche porque a ana Maria também tem. Desde então a popularidade do boneco só cresceu, bem como a sua linha de produtos, que tinha desde brinquedos licenciados, até o famoso Xocopinho, o achocolatado do Xaropinho.

Tunico

Também presente ao lado de Ratinho, Tunico é o primo do Xaropinho. Não tão engraçado quanto o seu parceiro, Tunico é dono de bordões clássicos do programa.

Huguinho

Fiel escudeiro de Palmirinha Onofre, o Huguinho (ou apenas Guinho) é o braço direito da apresentadora. Ocupada com suas receitas e com a memória falha, algumas vezes Palmirinha esquece o nome de ingredientes e utensílios, e é aí que o fantoche entra, ajudando a nossa vovó favorita a lembrar certas palavras.

Programas

Cocoricó

Não existe nenhuma criança crescida nos anos 90 que não se lembre do programa Cocoricó, da TV Cultura. Com o Júlio na gaita e a bicharada no vocal, o programa era completamente comandado por bonecos, que passavam por diversas situações e apresentavam desenhos.

Castelo Rá-Tim-Bum

Ao lado de Pedro, Biba, Zequinha, Nino e outros personagens do programa, alguns fantoches chamavam a atenção do público por suas personalidades fortes. Era o caso de Celeste, Gato Pintado, Tap e Flap, Godofredo, Mau e Adelaide, habitantes que davam um gostinho mais especial e mágico ao programa.


Por Rodrigo Guarizo

Atualizado em 20 Mai 2014.

Mais notícias

Lego lança coleção com flores e bonsais para os apaixonados por plantas

Comportamento

Amazon lança versão da Alexa que fala português – e o Guia da Semana está lá!

Comportamento

8 coisas que você pode fazer em casa quando acaba a energia

Comportamento

Do 'pudol' ao 'bigou': site promove adoção de vira-latas por meio de buscas erradas no Google

Comportamento

8 coisas que você pode fazer em casa para matar o tédio em dias chuvosos

Comportamento

App lança mapa interativo que mostra blocos e festas de Carnaval próximos ao usuário

Comportamento