Guia da Semana

Existem um milhão de coisas que despertam medo nas pessoas, como a morte, o escuro, animais selvagens e outras situações que são sinônimos de perigo. Mas todos também têm algumas fobias que ninguém consegue explicar, tipo aquelas pessoas que tem um medo bizarro de borboletas (?) ou outras coisas super cotidianas que não fazem sentido algum.

+ Conheça os principais fetiches e seus significados
+ Descubra qual é o nome da sua mania
+ Manias que nenhum casal deveria ter

Conheça então alguns tipos de fobia que, apesar de não fazerem sentido algum, são super comuns por aí:

1. Turofobia

Quão engraçado é pensar que existem pessoas que não podem ver - ou até imaginar - uma fatia de queijo, que isso já é motivo para um surto emocional? Sim, essas pessoas associam o queijo a situações traumáticas e acabam morrendo de medo deles.

2. Onfalofobia

Image and video hosting by TinyPic

Medo de umbigo. Esse tipo de fobia deixa as pessoas tão aflitivas em relação a isso, que não conseguem nem imaginar um umbigo ou tocar em um. Pois é!

3. Alodoxafobia

Image and video hosting by TinyPic

Medo da opinião alheia, esse pânico acompanha pessoas inseguras pela vida inteira, chegando ao ponto de a mesma deixar de se relacionar com humanos, com medo de ouvir uma opinião - seja ela positiva ou negativa.

4. Bibliofobia

Medo de livros, oi? Será que esse tipo de fobia gera atestado médico para a escola? hehehehehehehe

5. Pogonofobia

Medo de barba. Imagina se essa fobia resolve atacar as hipsters?

6. Cromofobia

Medo de cores. No mínimo deve ser a maior bad do mundo, afinal como se vive uma vida em que cores te causam pânico?

7. Efebofobia

Pânico de adolescentes. O.K, é até compeensível, levando em consideração o fato de ser a fase mais chata da vida do ser humano. Mas como lidar com isso enquanto você está na adolescência?

8. Catisofobia

Image and video hosting by TinyPic

Já passou pela sua cabeça uma vida inteira sem se sentar? Pois essa é a realidade dos catisofóbicos, que tem um medo mórbido de sentar em qualquer lugar. Podendo evoluir a um ponto em que a pessoa passa a ter medo de dormir também - eaí, será que vira zumbi?

9. Koinonifobia

Medo de salas, quartos ou qualquer ambiente interno e com paredes. Como proceder?

10. Nomofobia

Image and video hosting by TinyPic

Pânico & sensação de morte na falta do seu celular. A fobia também vale para pessoas que temem ficar sem bateria ou sinal. Ok, acho que todos sofremos um pouco disso, né?

Por matita iazzetta

Atualizado em 20 Mai 2014.