Guia da Semana

Você acha que as pessoas só envelhecem com o passar dos anos? Aí é que você está enganado. Independente da sua idade, você pode aparentar ser muito mais velho...tudo por conta de hábitos que você adota no dia a dia. E o primeiro órgão que apresenta essas mudanças é a sua pele, principalmente do rosto.

+ Mitos e verdades sobre alimentação
+ Como emagrecer sem ter que encarar a academia
+ Coisas para não dizer para uma pessoa acima do peso

Confira então hábitos que fazem você envelhecer sem nem perceber:

1. Estresse

Image and video hosting by TinyPic

Por mais inofensivo que o estresse possa parecer, ele é um sentimento dos mais perigosos e pode até virar câncer. Há um estudo que estresse em níveis elevados faz com que as células do seu DNA sejam destruídas aos poucos, resultando no seu envelhecimento e problemas - graves - de saúde. Relaxa e goza, risos!

2. Álcool em excesso

Image and video hosting by TinyPic

Você sabia que o álcool é um diurético poderoso? Pois é, você pode estar pensando que por fazer tanto xixi, seu corpo vai desinchar mais e mais. Mas a real é que quanto mais você bebe, mais desidratado o seu corpo fica e, com o passar do tempo, ficando com uma aparência horrível. Além de fazer mal para seus órgãos vitais, ainda causa rugas para sua pele. Deixe para beber só aos fins de semanas :)

3. Sono atrasado

Image and video hosting by TinyPic

Aquela velha história de que para você ter uma boa noite de sono é necessário, em média, 8 horas por noite, todos já conhecem, mas infelizmente ninguém consegue administrar isso e o resultado é um bando de zumbis eternamente com sono. Não deixe uma boa noite de sono em segundo plano e, principalmente, não troque a noite pelo dia. Ter o sono desregulado acaba causando problemas de saúde, ganho de peso, estresse e envelhecendo a sua aparência.

4. Sol

Image and video hosting by TinyPic

Sol em excesso, além de poder causar câncer, ainda deixa a sua pele envelhecida e com aquele efeito de "maracujá". Mas por outro lado, falta de sol também faz mal, pois ele transmite vitamina D para o seu corpo. A dica? Evitar horários de pico, como o sol do meio dia, e sempre sair de protetor solar - principalmente quando o dia estiver nublado.

5. Fumar

Image and video hosting by TinyPic

Tabagismo é tiro e queda para doenças mil, tipo problemas cardíacos e pulmonares, por exemplo. Mas você sabia que o cigarro deteriora as células da sua pele, diminuindo os níveis de oxigênio e deixando-a pálida e com aparência doente? Além disso, leva o colágeno embora, causando rugas e celulites.

6. Sedentarismo - ou se exercitar em excesso


De duas uma: ou você vai virar uma pessoa viciada em academia e o excesso de exercício vai te deixar com cara de cavalo, ou você vai optar por não praticar esportes e se transformar em uma pessoa sedentária. 8 ou 80? Não, não se mata de malhar ou de comer brigadeiro no sofá, mas tente mudar alguns hábitos da sua rotina para exercitar o corpo - utilizar escadas ou andar até o trabalho, por exemplo.

7. Dormir de maquiagem

Image and video hosting by TinyPic

Precisa falar alguma coisa? Se você usa maquiagem, sabe que não é mito que faz mal para a pele dormir com make. Afinal, os seus poros não respiram e com o passar do tempo, envelhecem sua pele daquele jeito.

8. Alimentação

Image and video hosting by TinyPic

Uma alimentação balanceada é a chave de um vida saudável e leve. Procure manter uma dieta a base de muitas frutas, legumes e verduras - tente evitar comer comidas gordurosas em excesso. Aposte em alimentos ricos com ômega-3, como salmão, brócolis e azeite de oliva extra-virgem. E claro, vitaminas mil. Seu coração, pele e vida agradecem <3

Por matita iazzetta

Atualizado em 20 Mai 2014.