Guia da Semana

Autobiografias são um jeito fantástico de mergulhar na história de vida de personalidades e artistas - não é à toa que várias obras são reconhecidas mundialmente e entram para a lista de best-sellers por inspirar uma multidão de pessoas. Por mais que existam escritores que contem de forma impecável a trajetória de alguém, ler um texto escrito pela própria pessoa que viveu tal feito é uma experiência ainda mais rica – em detalhes, essência e compaixão.

Entre tantos livros, conheça 11 autobiografias de tirar o fôlego para ler e se inspirar:

Eu Sou Malala

Fotos: Divulgação/Livro Eu Sou Malala | Shutterstock

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012 ela quase pagou o preço com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. 'Eu sou Malala' é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens.

Fome


Fotos: Reprodução/Instagram @1livronovo | Reprodução/Instagram @globolivros

Roxane Gay sofreu abuso sexual aos 12 anos de idade e manteve esse segredo por muito tempo, um acontecimento que impactou (e impacta até hoje) sua vida. Após o ocorrido, a autora começou a lidar com vários problemas em relação ao seu corpo, e é neste livro autobiográfico intitulado 'Fome' que ela se abre de uma maneira profunda e sincera. Ao longo das páginas, Gay conta um pouco sobre sua batalha com a comida e julgamento alheio a fim de ajudar mulheres que estão em uma briga constante com si mesmas.

Rita Lee - Uma Autobiografia


Fotos: Divulgação/Livro Rita Lee - Uma Autobiografia

Do primeiro disco voador ao último porre, Rita é consistente. Corajosa. Sem culpa nenhuma. Tanto que ao ler o livro várias vezes, fica a sensação de estar diante de uma bio não autorizada, tamanha a honestidade nas histórias. A infância e os primeiros passos na vida artística; sua prisão em 1976; o encontro de almas com Roberto de Carvalho; o nascimento dos filhos, das músicas e dos discos clássicos; os tropeços e as glórias. Está tudo lá. E você pode ter certeza - essa é a obra mais pessoal que ela poderia entregar aos leitores. A obra conta com fotos, legendas pessoais e histórias marcantes.

Na Minha Pele


Fotos: Reprodução/Site Companhia das Letras | Reprodução/Instagram @olazaroramos

Movido pelo desejo de viver num mundo em que a pluralidade cultural, racial, étnica e social seja vista como um valor positivo, e não uma ameaça, Lázaro Ramos divide com o leitor suas reflexões sobre temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação. Ainda que não seja uma biografia, em 'Na minha pele' Lázaro compartilha episódios íntimos e também suas dúvidas, descobertas e conquistas. Ao rejeitar qualquer tipo de segregação ou radicalismo, Lázaro nos fala da importância do diálogo. Não se pode abraçar a diferença pela diferença, mas é possível lutar pela sua aceitação num mundo ainda tão cheio de preconceitos. Um livro sincero e revelador, que propõe uma mudança de conduta e nos convoca a ser mais vigilantes e atentos ao outro.

Luisa Mell: Como Os Animais Salvaram Minha Vida


Fotos: Divulgação/Livro Luisa Mell - Como Os Animais Salvaram Minha Vida | Reprodução/Instagram @luisamell

Com um instituto que leva seu nome, trabalho reconhecido internacionalmente e a admiração de milhares de pessoas, Luisa Mell passou por um longo e turbulento caminho para chegar até aqui. Nestas memórias, Luisa conta que levou sua militância à flor da pele, sem se importar com as piadas que faziam quando aparecia chorando na televisão. Afirma também que conheceu o inferno quando ficou desempregada, sem seu programa na TV, sozinha, e caiu em uma depressão profunda. Com honestidade e sem meias palavras, ela escancara passagens polêmicas de sua luta pelos animais ao se envolver em brigas com famosos e poderosos. Ganhou também muito respeito e aliados ao encontrar, nos animais, a missão de sua vida. Luisa fala da luta contra rodeios, vaquejadas, testes em animais, maus-tratos e abandono de bichos. Conta tudo sobre o veganismo, sobre sua gravidez e também sobre o início da criação de seu filho, Enzo. Ela também detalha como, ao ajudar os animais, se curou e se salvou, e revela toda a sua verdade nesta obra - escrita por ela durante cerca de um ano e com todo o seu coração.

Fazendo as Pazes Com o Corpo


Fotos: Divulgação/Livro Fazendo as Pazes Com o Corpo | Reprodução/Instagram @garbindaiana

A jornalista Daiana Garbin revive sua adolescência sofrida no livro 'Fazendo as Pazes com o Corpo'. Por 22 anos, a gaúcha passou da frustração ao ódio pelo seu corpo, tanto é que encarou diversas dietas abusivas, três cirurgias plásticas, diversos procedimentos estéticos e um vício por remédios para emagrecer. Após ser diagnosticada com transtorno alimentar, Garbin resolveu compartilhar sua história a fim de ajudar pessoas que estão em um constante desentendimento com o seu corpo - principalmente alimentado pela mídia. Com a ajuda de nutricionistas, psicólogos e psiquiatras, a jornalista discute o perigo das redes sociais, dos transtornos e um padrão de beleza inalcançável.

Crônicas: Bob Dylan

Fotos: Divulgação/Livro Crônicas: Volume 1 | Shutterstock

O primeiro livro autobiográfico de Bob Dylan traz a essência e pensamentos de um dos maiores cantores de todos os tempos. O músico guia o leitor pela cidade de Nova York dos anos 60 e conta um pouco sobre o que viveu nas milhares de festas, eventos, amores e amizades que a metrópole lhe proporcionou. Revelador, poético, apaixonado e bem-humorado, o livro 'Crônicas: Volume 1' é uma janela fascinante dos pensamentos de Bob Dylan, escancarando suas influências. Com seu dom inigualável para contar histórias e a personalidade que são as marcas registradas de suas músicas, Dylan faz desta obra uma reflexão sobre as pessoas e os lugares que o ajudaram a moldar sua vida e sua arte.

Born to Run: Bruce Springsteen


Fotos: Divulgação/Livro Born To Run | Shutterstock

Um dos artistas mais admirados e influentes da história do rock and roll mundial, Bruce Springsteen, passou cerca de sete anos escrevendo secretamente a história de sua vida. O resultado é 'Born to Run', um livro bem humorado e original onde Bruce imprime as suas canções e pensamentos. O músico disserta sobre sua criação católica, a obsessão pela carreira musical, o início em bares ao apogeu da E. Street Band e, com muita sinceridade, fala pela primeira vez das batalhas pessoais que inspiraram seus melhores trabalhos.

Cash – A Autobiografia de Johnny Cash


Fotos: Shutterstock

Johnny Cash, a lenda da música country americana, se revela por completo ao longo de sua autobiografia. Neste livro emocionante, o artista diz tudo sobre seus altos e baixos, as lutas e vitórias conquistadas às duras penas, e as pessoas que o influenciaram durante toda sua trajetória. Cash desfaz mitos e descreve sem piedade sua história. Das alegrias da sua infância em Dyess, no Arkansas, ao estrelato em Nashville, no Tennessee. Da emoção de se apresentar com Elvis, de suas batalhas contra as drogas e álcool e a devoção à sua esposa, June. Nesta obra também estão presentes os amigos de uma vida inteira, como Willie Nelson, Roy Orbison, Bob Dylan, e Kris Kristofferson.

Life: Keith Richards


Foto: Shutterstock

O livro 'Vida' é uma das autobiografias mais polêmicas de todos os tempos, isso porque Keith Richards revela segredos surpreendentes sobre sua história, incluindo as turbulentas prisões ao longo da vida, o vício em álcool e heroína, além de detalhes de sua trajetória no Rolling Stones. Da paixão por Patti Hansen a seu relacionamento com Mick Jagger, o leitor segue
Keith em uma viagem inacreditável, porque é a jornada de um artista que vive sem temores e sem limites.

Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

7 dicas de livros incríveis que vão acalmar o seu coração

Obras que falam sobre sentimentos, problemas cotidianos e sobre 'estar tudo bem' em ser você mesmo (a)

9 livros que estão em alta para incluir na sua lista de leitura

De autobiografias a crônicas, poemas e obras que viraram filme

10 mulheres inspiradoras (e que talvez você ainda não conheça) para seguir no Instagram

Pra exaltar o sexo feminino e aprender sobre aceitação, autoestima, cultura, moda e muito mais

Por Redação Oba Oba

Atualizado em 3 Mai 2018.