Guia da Semana

Quer saber onde os hipster andam por São Paulo? O ObaOba separou alguns dos locais mais moderninhos da cidade e te conta por que eles são tão legais.

+ Os points mais intelectuais de São Paulo
+ Como ser hipster - só que ao contrário
+ Guia da pegação cult

Se liga que tem opções de restaurantes, festas, baladas, galerias e muito mais de lugares descolados super frequentados por hipsters.

Ramona

Vizinho do já conhecido Alberta #3, o Ramona acaba sendo o esquenta perfeito - é que as duas casas são vizinhas e acabam alternando o público. Ambiente agradável, comida saborosa e drinks mil: tudo isso embalado por hits do rock clássico e atendimento excepcional. Aos finais de semana, o restaurante tem horário estendido para atender o público moderninho da balada.

Endereço: Av. São Luís, 282, República

http://www.obaoba.com.br/sao-paulo/restaurante/republica/ramona

Chez Oscar

O novo restaurante do Grupo Chez, é na verdade um multe espaço, dividido em quatro andares, cada qual propondo uma experiência diferente. No último andar do prédio/cubo, um bar com aqueles drinks deliciosos que só o Chez sabe preparar; no térreo, um restaurante; na calçada, mesinhas e sofás no melhor estilo dos cafés parisienses. O menu comandado pelo chef Leo Botto dá atenção especial às carnes.

Endereço: Rua Oscar Freire, 1128, Jardins

Papo, Pinga e Petisco

Localizado junto aos teatros e espaços culturais da Praça Roosevelt, o Papo, Pinga e Petisco é frequentado por um público jovem despojado, jornalistas e atores que desejam bater um papo, tomar uma cerveja em garrafa ou uma dose de Umburana. O local ainda traz aos fundos uma espécie de sebo, com discos e livros usados.

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 118, Centro

Trackers

Sede de algumas das festas mais alternativas da cidade, A Trackertower é destino certo dos hipsters nos finais de semana. Localizado em um antigo prédio no centro da cidade, a casa recebe, além de festas, eventos diversos e alguns cursos. Voodoohop, Calefação Tropicaos e Carlos Capslock costumam passar por lá.

Endereço: Rua Dom José de Barros, 337, Centro

Livraria da Esquina

Livraria ou balada? Na Rua do Bosque tem dos dois. A Livraria da Esquina surpreende pela diversidade da programação: shows, exposições, teatro, além de claro, livros e CDs. Festas já conhecidas como a Obá ou Bendita Festa costumam passar por lá.

Endereço: R. do Bosque, 1254, Barra Funda

Green Sunset

Ocorrendo mensalmente no MIS, a concorrida festa acontece às tardes de sábado. Os belos jardins do museu são ocupados por moderninhos, música indie, balões coloridos e projeções nas paredes.

Endereço: Av. Europa, 158, Jardim Europa

Sesc Pompeia

A programação do Sesc como um todo costuma abrigar atrações que conquistam um público mais hipster. No Sesc Pompeia não é diferente, e o legal é que você não precisa de nenhum show incrível para passear por lá: seja para tomar um café, jogar papo fora na Chopperia ou aproveitar alguma das atividades ofericidas.

Endereço: R. Clélia, 93, Pompeia

Cine Sesc

Com programação alternativa aos cinemas tradicionais, o Cine Sesc tem uma programação composta por mostras, edições especiais e filmes que fogem do circuito comercial.

Endereço: R. Augusta, 2075, Cerqueira Cesar

Epicentro Cultural

Epicentro Cultural O Epicentro Cultural é um centro cultural com residência fixa de cinco artistas. Um espaço de criação e circulação de artes visuais, música e atividades culturais. A casa promove shows de música autoral, exposições de arte, atividades educativas e outros eventos multilinguagem, incluindo performance e uma mostra mensal de audiovisual em tempo real.

Endereço: Rua Paulistânia, 66, Sumarezinho

B. Luxo

Com araras organizadas e decoração caprichada, o B. Luxo é um dos brechós mais queridinhos de São Paulo. As peças são, em sua maioria, garimpadas pelos donos em viagem feitas no exterior. Com olhos afiados, escolhem apenas o mais cool para chegar à loja.

Endereço: R. Augusta, 2393, Cerqueira Cesar

B. Luxo

À La Garçonne

Roupas masculinas, femininas e infantis, acessórios, objetos de decoração e móveis antigos: no À La Garçonne tudo remete ao passado e cada pequeno detalhe é pensado para entrar nessa atmosfera. Por lá, você encontra fashionistas, moderninhos e curiosos.

Endereço: R. Oscar Freire, 2127, Jardins

À La Garçonne

Endossa

Parada obrigatória para os frequentadores da Augusta, a Endossa é uma loja colaborativa, onde qualquer pessoa pode alugar um espaço e vender os seus produtos. Desde bugigangas à acessórios e roupas mais carinhas, lá você encontra de um tudo - literalmente. E se estiver pobrinho não tem problema, na Endossa você sempre encontra uma boa pechincha e, se sair de mãos vazias, valeu o passeio!

Endereço: Rua Augusta, 1360, Consolação

Praça Benedito Calixto

Não é de hoje que a Praça Benedito Calixto vem conquistando um público jovem e descolado. Próxima aos bairros mais boêmios de São Paulo, a praça conta também com uma feira de antiguidade, que rola todos os sábados.

Endereço: Praça Benedito Calixto, 112, Pinheiros

Praça Benedito Calixto

Praça Roosevelt

Recém-reformada, a praça já foi palco de festivais, protestos e shows. Localizada próximo ao Teatro Satyros, um dos mais vanguardistas de São Paulo, a praça reúne hipsters, intelectuais e skatistas em um agradável ambiente.

Endereço: Praça Roosevelt, s/n°, Centro

Praça Roosevelt

Centro Cultural São Paulo

Opção cultural gratuita e de qualidade: é isso que você encontra no CCSP. O espaço, na boca da estação Vergueiro do metrô, é um misto de dependências internas e externas. Quem estiver a fim de curtir um arzinho, o rooftop é pedida mais do que certa. Há também mesinhas para estudo que divide espaço com um jardim e uma lanchonete. Lá dentro, salas de exposições e cinemas e uma programação que abrange os mais diversos tipos de arte.

Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Liberdade


Por Ricardo A.

Atualizado em 20 Mai 2014.