Guia da Semana

São Paulo é a cidade com o maior índice de perturbações mentais do mundo, segundo relatório da São Paulo Megacity Mental Health Surve. Entre os problemas mais comuns estão a ansiedade, mudanças comportamentais e abuso de substâncias químicas. Todos estes problemas podem estar relacionados ao estresse, que afeta grande parte da população da cidade mais turbulenta, cheia de barulho e buzina do país.

+ 16 músicas que vão te ajudar a relaxar
+ 20 músicas para malhar
+ Maneiras criativas de espalhar arte e cultura pela cidade

Aliviar o estresse e as tensões é necessário para nos mantermos sãos e com alguma qualidade de vida. Por isso, às vezes, em meio à rotina movimentada é preciso procurar um lugar mais tranquilo para relaxar, fechar os olhos, ler um livro, ouvir música ou simplesmente parar para respirar. Selecionamos 4 lugares em diferentes pontos da cidade que podem te ajudar a sair da correria.

Casa das Rosas

A Casa das Rosas é quase um outro mundo quando comparado a movimentada Avenida Paulista, onde fica. A mansão no estilo clássico francês foi projetada no final dos anos 1920 e possui trinta cômodos no total, além de um jardim. Ela foi restaurada em 1991 e transformada em um espaço cultural.

A mansão onde moraram os grandes barões do café possui hoje um jardim cheio de bancos e esteiras para quem quiser deitar e tirar um cochilo, além de um café super charmoso e uma programação cultural extensa que pode ser conferida no site da casa.

Local: Avenida Paulista, 37, Bela Vista.
Horário de Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 10h às 22h.

Casa Amarela – Ateliê Compartilhado

A Casa Amarela é uma ocupação artística, que desde o início deste ano tem ocupado com arte, cultura, educação e lazer um imóvel pertencente ao INSS e abandonado há tempos. Depois de revitalizada pelos ocupantes, a casa serve como espaço de criação para diversos coletivos e artistas ligados ao teatro, música, artes plásticas, dança, performance, circo, dentre outras.

Além de abrigar diversas formas de arte e cultura, a casa é grande, bonita e, se você der sorte, pode participar de alguma das muitas oficinas e atividades abertas que rolam por lá. Tem gente circulando o dia todo, dá para tomar um café, bater um papo, ver coisa legal, descansar e aliviar a tensão do dia.

Local: esquina da Rua Consolação com a Visconde de Ouro Preto, 1075, Bela Vista.
Horário de funcionamento para o público: Das 14h às 22h todos os dias.

Praça Roosevelt

Para quem curte ficar ao ar livre, a Praça Roosevelt pode ser uma boa opção. A intenção da prefeitura ao revitalizá-la, em 2012, era recuperar aquela área como espaço de lazer para a cidade e os moradores do entorno. Desde então, ela está bonita, arborizada e cheia de lugares para descansar e praticar esportes.

A praça é um bom lugar para quem está a fim de sentar, descansar um pouco e admirar a paisagem.

Vão livre do MASP

O MASP foi fundado em 1947 e hoje é o museu de arte ocidental mais importante do hemisfério sul, mas se engana quem pensa que o projeto de Lina Bo Bardi era dedicado somente às artes. O vão livre foi pensado para ser um espaço de uso público, que deveria funcionar como uma extensão das ruas e praças da cidade, aproximando as pessoas da arte e do convívio social.

Para os estressados da Avenida Paulista, ele pode ser um bom refúgio, já que, além de dar para descansar, a vista é linda. De um lado a cidade vista de cima e do outro uma faixa preservada de mata tropical, remanescente da Mata Atlântica, que é o parque Trianon.

Atualizado em 18 Nov 2014.