Guia da Semana
Comportamento
Por Redação Guia da Semana

Para a playlist de fim de ano

Conheça banda e corais para renovar seu repertório.

Fim de ano lembra festa em família, TV sintonizada na Missa do Galo, aquele CD de música natalina tocando sem parar... Que tal mudar um pouco o repertório? O Oba Oba mostra aqui uma banda e dois corais que passam longe do espírito natalino, mas que enchem nossos ouvidos de músicas boas.

Para começar, conheçam o Brandt Brauer Frick, formado por três músicos alemães que se juntaram para fazer um projeto “techno acústico”. Ao contrário do que vocês podem imaginar, o trio não usa computadores para fazer música eletrônica. Eles optam por piano, sintetizador e bateria.

Daniel Brandt, Jan Brauer e Paul Frick já foram classificados como nerds estudiosos da música erudita que foram agarrados pelas pistas. "Eu e Brauer conhecemos o Frick pelo MySpace. Ele tinha uma conta pra sua música house e outra para suas composições modernas. Eu fiquei diretamente inspirado pelos sons que ele faz e pensei: 'nós temos que conhecer esse cara'. Então combinamos de nos encontrar, trocamos discos e pensamos: 'vamos fazer uma jam session'", disse Brandt à revista DJ Mag, que afirmou que os garotos têm a habilidade de criar um som moderno por meio de técnicas clássicas.

Na atividade desde 2009, o trio tem como referências os sons feitos por John Cage e Steve Reich. Em novembro, lançaram seu primeiro álbum, intitulado You Make Me Real. Entre os destaques, a música e o clipe de Bop, a que vocês assistem abaixo:


Crianças

Do mundo das baladas para o universo infantil, conheçam dois corais formado por crianças afinadíssimas.

O PS22 Chorus reúne crianças para cantar músicas pop, de bandas como Phoenix, Passion Pit, Velvet Underground e de cantoras como Lady Gaga, Beyoncé e Tori Amos.

PS22 é a sigla para Public School 22, uma escola localizada em Staten Island, Nova York. O coral ganhou a atenção do mundo todo ao disponibilizar no YouTube suas versões para música que a gente adora cantar junto. Abaixo, vejam a apresentação de Lisztomania, do Phoenix.

Na mesma linha de reunir crianças para tocar clássicos do rock e do pop, nos anos 1970 existiu o Langley Schools Music Project, que reunia crianças de uma escola rural no Canadá. No repertório, Beach Boys, Paul McCartney, David Bowie e muitos outros.

Os registros ficaram perdidos até os anos 2000, quando um colecionador de discos encontrou as pérolas e as enviou para Irwin Cushid, DJ da rádio WFMU. Logo as gravações ganharam a internet, emocionando os ouvintes. Abaixo, ouçam a versão para Space Oddity, de David Bowie.


Atualizado em 10 Jun 2016.

Mais notícias

Lego lança coleção com flores e bonsais para os apaixonados por plantas

Comportamento

Amazon lança versão da Alexa que fala português – e o Guia da Semana está lá!

Comportamento

8 coisas que você pode fazer em casa quando acaba a energia

Comportamento

Do 'pudol' ao 'bigou': site promove adoção de vira-latas por meio de buscas erradas no Google

Comportamento

8 coisas que você pode fazer em casa para matar o tédio em dias chuvosos

Comportamento

App lança mapa interativo que mostra blocos e festas de Carnaval próximos ao usuário

Comportamento