Guia da Semana

Uma das maiores dificuldades que as pessoas enfrentam ao entrar num relacionamento é tentar conciliar o namoro com suas amizades, com a vida que já existia antes dessa pessoa incrível chegar de paraquedas. No começo é mais do que normal não se desgrudar mesmo, pela euforia de tudo ser novo e apaixonante. Porém, quando a fase inicial passa e vocês continuam hiper apegados à presença do outro, o relacionamento pode acabar se desgastando por besteira e suas amizades podem se tornar cada vez mais distantes...

+ 7 pequenos conflitos que todo casal que mora junto enfrenta
+ 10 sinais que provam que você tem um relacionamento saudável
+ 10 dicas para fazer seu relacionamento dar certo

Já que o objetivo de namorar e de ter amigos é ser feliz, o melhor a se fazer é conciliar tudo na sua vida, de uma maneira saudável, afinal cada pessoa é importante e merece seu espaço - e seu namoro só tem a ganhar com isso.

1. Vocês não nasceram grudados

Por mais que vocês se deem muito bem juntos e que a convivência seja incrível, existia uma vida antes de você começar a namorar - e não é porque seu namoro tá maravilhoso que você precisa abandonar todo o resto!

2. Seus amigos não merecem isso

Não existe quem nunca tenha passado por isso, sempre tem aquela pessoa do seu grupo de amigos que começa a namorar e SOME! Não é assim também, o ideal é envolver esse relacionamento com seu círculo de amigos e, além disso, respeitar um equilíbrio: ter noites para sair só com os amigos, ter noites para ficar só com o namorado(a).

Assim você não se queima com seus amigos, não perde suas amizades, e aumenta a qualidade do seu namoro em 1 milhão: nenhum dos dois se sente "preso" ao outro e cada um preserva seu espaço e momento com os amigos, além de ajudar na confiança do casal.

3. Brigas idiotas surgem desse grude

Sabe quando você passa tanto tempo com a pessoa que não aguenta mais ver a cara dela? Ouvir a voz? E cada brincadeira passa a irritar, ao invés de ser levada na boa e na esportiva? Pois é, esses sinais claramente demonstram que vocês precisam de um tempo! Não tem nada a ver com falta de amor, nem nada disso, é só que muito atrito e stress que provém de uma convivência constante pode ser evitado simplesmente dando um espacinho um para o outro.

4. Saudade também faz bem

E desse espacinho, o que é que surge? Aquela saudade gostosa, aquela vontade de estar com a pessoa. Bem melhor do que se sentir de saco cheio da presença dela né?

5. Inevitavelmente, uma hora enjoa

Sabe quando as pessoas te encontram e soltam aquela famosa frase: "Ai não sei como vocês não enjoam"? Então, não sei se enjoar é a palavra certa, só sei que se vocês dependem da presença do outro a relação pode tornar-se algo maçante e perder seu brilho. É bom estar com alguém porque você quer estar, não porque está acostumado demais com ela em sua vida.

6. Ele(a) não é sua vida

Eu sei que, quando a gente ama, parece que sim, mas ele(a) não é sua vida. Você não vai morrer se passar algumas noites sem ele e se sair mais com suas amigas(os). Dá saudade, dá! Mas como é que você viva antes dele aparecer? Seu relacionamento faz parte da sua vida, não é ela por completo. Então bora viver e aproveitar todos os aspectos da vida: família, amigos, trabalho e namorado(a).

7. Deixar de fazer o que cada um gosta (individualmente)

Quando vocês fazem tudo junto, acabam deixando de lado programas que desagradam o outro, por mais que sejam importantes para sua vida. Colocar seu relacionamento acima de suas vontades individuais não é prova de amor não, é perder sua personalidade! Então, se ele não gosta de sertanejo e você AMA, você vai reservar um dia para sair sem ele e curtir. E vice-e-versa.

8. E se acabar? Você fica como?

Já pensou nisso? Por mais maravilhosas que estejam as coisas entre vocês agora, nunca se sabe o dia de amanhã. E se você terminam, o que você vai fazer se estava baseando sua vida toda nesse namoro? É por isso que se distanciar dos amigos e tornar-se ausente em sua família por um relacionamento não vale a pena. Família é para sempre. As boas amizades também. E se seu namoro também durar para sempre, provavelmente quer dizer que vocês fizeram tudo certo, dividiram seu tempo entre os elementos de suas vidas e respeitaram o espaço um do outro - assim viveram felizes num relacionamento muito saudável

Atualizado em 7 Mar 2019.