Guia da Semana
Comportamento
Por Matheus Donadio

Relembre alguns jogadores que já foram vítimas de racismo

Roberto Carlos, Eto'o e Balotelli são alguns jogadores que sofreram racismo pelo mundo.

Racismo no futebol (Divulgação)

O primeiro jogo do Cruzeiro diante do Real Garcilaso, do Peru, foi marcado por atitudes racistas por parte da torcida peruana. Ver isso em pleno século XXI é algo muito frustrante, mas infelizmente atitudes ridículas como essa ainda acontecem em vários lugares do mundo.

+Relembre os momentos marcantes das Copas
+Uniformes das seleções campeãs das Copas

+Confira 8 grandes frangos que marcaram as Copas do Mundo
+Confira a evolução das bolas da Copa do Mundo

Sabendo disso, nós do ObaOba listamos alguns outros jogadores que foram vítimas de racismo no futebol.

Hulk

O atacante brasileiro foi ídolo no Porto FC, clube português, e atualmente joga no Zenit, da Rússia. Em ambos os times, Hulk foi vítima de racismo. No vídeo, o brasileiro consegue responder as críticas racistas da torcida adversária da melhor forma possível, sendo limpo e mostrando que racismo é ridículo.

Kevin Prince Boateng

O talentoso meia Boateng foi um dos principais alvos das torcidas italianas nos jogos do Milan. Tanto é que o craque se irritou e acertou uma transferência ao Schalke 04, da Alemanha. "Boateng queria partir devido aos incidentes racistas na Itália. Teve o acordo do presidente Silvio Berlusconi para deixar o AC Milan se a equipe se qualificasse para a Liga dos Campeões", explicou Peters Peters.

Roberto Carlos

Um dos laterais esquerdos mais importantes do nosso futebol sofreu racismo quando atuava na Rússia, pelo Anzhi. Lamentável!

Grafite

Em um jogo disputado pela Libertadores de 2005, o atacante que jogava no São Paulo teve problemas com Leandro Desábato, do Quilmes (Argentina).

Balotelli

Balotelli é o primeiro negro a vestir a camisa da Azzurra, nasceu em Palermo e foi abandonado no hospital por seus pais biológicos que eram de Gana. Foi adotado por uma família de Brescia de quem recebeu nome e sobrenome. O jogador perdeu a conta de quantas vezes foi chamado de 'macaco' em partidas pela Europa.

Manoel

Em um jogo contra o Palmeiras, o jogador Manoel do Atlético Paranaense acabou sendo chamado de 'macaco' pelo zagueiro Danilo, levando essa treta para o STJD.

Jeovânio

Em 2006, quando defendia o Grêmio, o volante discutiu com Antonio Carlos Zago, do Juventude, depois que Zago apontou para a cor do próprio braço. O zagueiro veterano foi punido por 120 dias e teve de ir ao fórum durante três anos.

Samuel Eto’o

Na Espanha a torcida do Zaragoza cantou canções racistas contra o atacante que na época, era uma das estrelas do Barcelona.

Asamoah

Atacante ganês que foi naturalizado alemão jogou muitos anos no Schalke 04. Em uma partida pelo campeonato, o goleiro do Borussia Dortmund, Roman Weidenfeller, foi suspenso por três jogos e multado em 10 mil euros por ofensas racistas contra o atacante.

Marc-André Zoro

As punições para quem cometesse atitudes racistas começaram a ser mais praticadas após a atitude do jogador marfinense Marc-André Zoro. Em uma partida contra a Inter de Milão, Zoro que atuava pelo Messina, após muitos cantos e ofensas vindas das arquibancadas da torcida do time de Milão pegou a bola nas mãos aos 20 minutos do 2º tempo e dirigiu-se à arbitragem, dizendo que não era possível jogar naquelas condições, querendo que o jogo fosse suspenso. Convencido pelos seus adversários – principalmente pelo Imperador Adriano - de que racismo é uma tremenda bobagem, o jogador voltou atrás e a partida recomeçou.

Este vídeo também mostra alguns casos de racismo no futebol europeu.


Por Matheus Donadio

Atualizado em 20 Mai 2014.

Mais notícias

Lego lança coleção com flores e bonsais para os apaixonados por plantas

Comportamento

Amazon lança versão da Alexa que fala português – e o Guia da Semana está lá!

Comportamento

8 coisas que você pode fazer em casa quando acaba a energia

Comportamento

Do 'pudol' ao 'bigou': site promove adoção de vira-latas por meio de buscas erradas no Google

Comportamento

8 coisas que você pode fazer em casa para matar o tédio em dias chuvosos

Comportamento

App lança mapa interativo que mostra blocos e festas de Carnaval próximos ao usuário

Comportamento