Guia da Semana

Em muitas situações da vida, ser o mais forte ou mais badalado não nos faz ser melhor. No futebol também é assim. Muitos times bons apareceram e nem sempre foram vitoriosos, uns por falta de sorte e outros por excesso de confiança.

+Relembre os momentos marcantes das Copas
+Uniformes das seleções campeãs das Copas
+Confira 7 momentos marcantes das Copas
+Confira 8 grandes frangos que marcaram as Copas do Mundo
+Confira a evolução das bolas da Copa do Mundo

O ObaOba voltou no tempo e pesquisou algumas seleções que tinham tudo para dar certo e ganhar a Copa do Mundo, porém decepcionaram. Confira:

Seleção Brasileira

1950 - Assim como em 2014, o Brasil era o país sede da Copa do Mundo. A expectativa da torcida de ver o Brasil campeão era imensa, pois o time era comandado por ninguém menos que Nílton Santos (eleito o maior lateral esquerdo de todos os tempos). Com uma campanha brilhante, a seleção brasileira chegou à grande final, com o Maracanã lotado. A decepção se concretizou após a derrota por 2 a 1 sobre o Uruguai, um dos nossos grandes “rivais”.



1982 -
Comandada por Telê Santana, a seleção brasileira era, com toda certeza, a mais forte daquela Copa - para muitos, esse foi o melhor time que Brasil já teve - com Zico, Sócrates, Falcão e outros craques. Com uma boa campanha, a seleção canarinho foi eliminada pela Itália, que vinha de uma campanha patética da primeira fase. Paolo Rossi marcou os 3 gols da seleção Italiana e acabou com o sonho brasileiro.



1998 -
Em 1998, a nossa seleção voava na França. Com um time cheio de craques, como Ronaldo, Rivaldo, Cafu, Roberto Carlos, Bebeto e outros, o Brasil chegou à grande final. Porém, um problema de saúde do Fenômeno atrapalhou a concentração brasileira para a final e o resultado todo mundo já sabe: 3x0 pra França com Zidane deitando e rolando. Para muitos, a Copa foi comprada e para quem realmente gosta de futebol, foi uma derrota onde o Brasil foi completamente irreconhecível.



2006 -
O auge do salto alto! Foi a maior decepção da história do futebol, pois esse time reuniu grandes estrelas da década de 90 com os anos 2000. O Brasil chegou à Alemanha com status de campeão, parecia que a nossa seleção já tinha ganhado desde a divulgação de quem iria jogar. A eliminação para a França (sim, novamente), foi um dia que qualquer brasileiro gostaria de esquecer.


Seleção Argentina



2002 -
A Copa realizada na Coréia e Japão foi perfeita! Brasil campeão, Ronaldo jogando muito e a precoce eliminação do “time” da Argentina. A seleção de Bielsa tinha Verón, Batistuta, Ortega e outros grandes craques da época, que em 2002 só choraram. No dia 12 de junho de 2002, a grande favorita ao título Argentina caía ainda na primeira fase da Copa do Mundo, eliminada pelo empate com a Suécia.

Seleção da Francesa

2002: A seleção francesa, ao vencer o Brasil em 98, foi à Coréia e Japão com uma equipe forte e determinada a assegurar o seu título da Copa passada. Porém, não foi bem assim, pois a equipe francesa somou apenas um ponto e caiu fora na primeira fase, assim como a Argentina. Decepção para Zidane, Henry e Cia.



2010 -
Para ter uma equipe vencedora, um time precisa de união, garra e ter um bom objetivo. Faltou tudo isso à seleção francesa em 2010. Os jogadores entraram em conflitos, várias panelas estavam rolando e o treinador Raymond Domenech surtou!


Seleção Holandesa



1974 -
A seleção holandesa da Copa de 74 foi um dos melhores times da história do futebol. O “Carrossel Holandês” foi comandado por Johan Cruijff, um time que encantou os fãs do futebol. Tudo porque foi criada uma maneira nova e inteligente de jogo, em que os jogadores não guardavam as suas posições, fazendo a bola passar de pé em pé até chegar ao gol adversário.

A campanha da Holanda nesta Copa foi brilhante: sete jogos, cinco vitórias, um empate e uma derrota...justo esta derrota tirou o título da brilhante Laranja Mecânica diante da Alemanha Ocidental.

Por Matheus Donadio

Atualizado em 20 Mai 2014.