Guia da Semana

Ser criança hoje em dia não é muito difícil. Computadores, tablets e celulares facilitam a vida de qualquer pessoa na hora dos trabalhos escolares. Reunir-se na casa dos colegas para estudar, ir à biblioteca e fazer trabalhos em papel almoço... O que é isso hoje em dia?! Com muitas saudades desse tempo bom que foi embora, o ObaOba resolveu lembrar como era estudar nos anos 1990. Confira!

+ Acessórios que era moda nos anos 90
+ Baladas dos ano 90 que estãa fazendo sucesso
+ Desenhos dos anos 90 que deveriam voltar

Início das aulas: hora das compras!

Quem não amava receber a lista de compras para o ano letivo? Caderninhos Tilibra, réguas coloridas com água e glitter, os famosos branquinhos, além dos cobiçados lápis de cor da Faber Castell. Os mais ricos ostentavam os seus materiais incríveis, deixando todo mundo com inveja!

A jornada para finalizar um trabalho

Google? O que é isso? Naquela época, fazer um trabalho era um verdadeiro parto. Quem nunca passou horas na biblioteca, leu a Barsa e pesquisou as minúsculas letras do dicionário? Ah, uma regra básica: redação feita à mão em papel almaço e apresentações em cartolinas coloridas! Ah, e os livrinhos da coleção vagalume ou a coleção dos Karas do Pedro Bandeira? <3

Acessórios

Chegar ao ginásio era a fase mais legal do colégio, já que era a hora de usar os famosos fichários. Mas quem nunca ficou na mão por perder as folhas? Outro item essencial eram as mochilas de ursinho, e se fosse da Kipling, melhor ainda: isso significava que você era rica!

O dia-a-dia no colégio

Trocar bilhetinho com os amigos, bater Tazo na hora do recreio, trocar figurinhas... E os carimbos coloridos e adesivos?! Outra coisa super comum eram aqueles caderninhos em que você respondia perguntas cabeludas anonimamente! E na hora do lanche, a coxinha na cantina era R$ 1. Saudades...

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 1 Set 2014.