Guia da Semana

Com a Copa do Mundo 2014 cada vez mais próxima, o ânimo dos apaixonados por futebol vai às alturas. Como o Brasil é o país do futebol, não poderia deixar de contar com inúmeros lugares que contenham um pouco dessa história de paixão e fanatismo. Em São Paulo não é diferente. Confira abaixo um roteiro do esporte na cidade:

+ Bares de futebol em São Paulo
+ Ouça cinco músicas inesquecíveis sobre futebol
+ Veja os cinco melhores filmes sobre futebol

Estádio do Pacaembu/Museu do Futebol

Oficialmente chamado “Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho”, o Pacaembu é o mais tradicional estádio paulistano. Desde 2008 sedia o Museu do Futebol. Localizado abaixo das arquibancadas, é um espaço único dedicado a contar como a história do esporte é parte da vida dos brasileiros.

Fazendo uso da interatividade de um acervo multimídia, é hoje um dos grandes atrativos turísticos da cidade.

Estádio do Canindé/Portuguesa

Clube da comunidade luso-brasileira, a Associação Portuguesa de Desportos foi fundada em 14 de agosto de 1920. Conta com um museu que possui, entre outras coisas, a maior hemeroteca entre os clubes de futebol da cidade.

Parque São Jorge/Memorial do Corinthians

Com o nome do padroeiro do time, o Parque São Jorge é a sede social do Corinthians desde 1928. Com capacidade para apenas 16 mil pessoas, é raramente utilizado para partidas oficiais.

O local também abriga o Memorial do Corinthians, que expõem taças e relíquias do clube e que, assim como o Museu do Futebol, usa de tecnologia e interatividade.

Juventus/Estádio da Rua Javari

O estádio pertence ao Clube Atlético Juventus, tradicional clube conhecido como o “Moleque Travesso” do bairro da Mooca. Com capacidade para 4 mil pessoas, só abriga jogos durante o dia por não ter sistema de iluminação e nem placar eletrônico. Por essas e outras, é considerado um dos mais nostálgicos estádios do país.

São Paulo FC/Estádio do Morumbi

Chamado oficialmente de "Cícero Pompeu de Toledo", a sede do São Paulo Futebol Clube foi inaugurado em 1960. O estádio oferece o serviço Morumbi Tour, uma visita monitorada que permite conhecer as dependências do local: tribuna de honra, sala de imprensa, vestiário e a extensa sala de troféus.

Palestra Itália

Também conhecido como Parque Antártica, o Palestra Itália é o estádio oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras. Localizado no bairro da Pompeia, o local está passando por uma mega reforma a fim de revitalizar e modernizar o estádio.

Por redação obaoba

Atualizado em 20 Mai 2014.