Guia da Semana

A partir das 18h do dia 17 até a mesma hora do 18 de maio acontece a 10ª edição da Virada Cultural, evento gratuito que traz diversas atrações para a capital paulista. E, assim como nos anos anteriores, as unidades do SESC da cidade também participam do evento.

+ Confira nosso canal de novidades gratuitas que acontecem na cidade
+ Virada Cultural 2014 no Museu da Casa Brasileira
+ Virada Cultural 2014 na Casa das Rosas

Com vários endereços diferentes e programações, que vão de peças infantis a shows regionais, o ObaOba resolveu simplificar e organizou o que de melhor acontece nas unidades do Bom Retiro, CineSESC, Consolação, Ipiranga, Santana, Santo Amaro e Vila Mariana. Tome nota e se prepare:

Belenzinho

No Belenzinho, que conta com diversas atividades teatrais e de literatura, os grandes destaques são os shows das bandas Plebe Rude (foto) e Los Sebosos Postizos, além da atração infantil Saltimbancos com Bixiga 70, Andrea Bassit, Anelis Assumpção e Maurício Pereira.

Endereço: Rua Padre Adelino, 1000 - Belem

Bom Retiro

foto Ná Ozzetti

A unidade do Bom Retiro é uma das que apresentam maior variedade na programação da Virada. No sábado, além de atividades infantis, de artemídia e literatura, vale destacar os shows de Ná Ozzetti (foto) & Zé Miguel Wisnik e Cida Moreira, que interpreta clássicos de Tom Waits. Já no domingo, o destaque é a apresentação de Tony Gordon em homenagem ao cantor caribenho Dave Gordon.

Endereço: Alameda Nothmann, 185 - Bom Retiro

Carmo

A unidade do Carmo até agora só divulgou a programação de sábado, 17 de maio. Entre as principais atrações, shows de Paulo Simões com participação de Alzira Espíndola, o Trio Cabará e a dupla Kleiton & Kledir (foto).

Endereço: Rua do Carmo, 147 - Sé

CineSESC

foto d'O Exorcista

A programação também invade o CineSESC com uma mostra gratuita e dedicada aos filmes de terror. Entre as películas que serão exibidas nos dois dias, os destaques são: O Exorcista (foto), de William Friedkin; Cemitério Maldito, de Mary Lambert; Hotel Transilvânia, de Genndy Tatakovsky; e Deixa Ela Entrar, de Tomas Alfredson.

Endereço: Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César

Consolação

foto O Bardo e o Banjo

O SESC Consolação traz uma programação inspirada no universo circense. Destaque para os shows de O Bardo e o Banjo (foto), Mustache & os Apaches e da cantora Karina Buhr, que fará uma versão do álbum clássico Secos e Molhados (1973), no sábado. No dia 18, domingo, vale a pena você ver as apresentações de Silvia Machete e Cibelle.

Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque

Ipiranga

Na unidade do Ipiranga, em sua pequena programação acontecem as apresentações do sexteto de cordas SicRockStrings (foto) e do grupo de dança Jam 1mm em ambos os dias.

Endereço: Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga

Itaquera

No SESC de Itaquera, além de atividades ligadas a arte visual, meio ambiente, literatura e teatro, também rolam dois shows bem legais: Zé Geraldo & Banda tocam Cidadão: Trinta e Poucos Anos, com Chico Lobo e Nô Stopa, e o cantor jamaicano Shaggy traz toda a sua bagagem de hits.

Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - Itaquera

Pompeia

Na Pompeia, por enquanto, é onde acontece os melhores shows. No sábado rolam os shows de Emicida (foto), Rael e Rashid. Já no domingo, os destaques são o Baile Funk com MC Bola e Pearls Girls, o show do grupo colombiano Chocquib Town e a apresentação do Reinaldo 'Príncipe do Pagode' com Royce do Cavaco.

Endereço: Rua Clélia, 93 - Perdizes

Santana

foto Lei Di Dai

Dedicada à cultura negra e ritmos musicais, como o hip hop, reggae e jazz, a programação do SESC Santana conta com os shows da cantora Lei Di Dai (foto) e do Projeto, além de um curso de mixologia molecular, peças de teatro e muita literatura. No domingo, tente assistir a apresentação de Guga Stroeter & Orquestra Heartbreakers.

Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana

Santo Amaro

foto Boi Garantido

O folclore brasileiro e a cultura do norte são os grandes destaques na programação do SESC Santo Amaro. Lá, em ambos os dias rolam apresentações de danças, como a do Boi Garantido (foto), vinda diretamente do Amazonas, e a do Boi Marinho com Helder Vasconcelos.

Endereço: Rua Amador Bueno, 505 - Santo Amaro

Vila Mariana

foto DJ Oscar Bueno

Por fim, no SESC da Vila Mariana o teatro ganhou destaque e nos dois dias de Virada acontecem apresentações da peça "Ausência", da Cia. Dos À Deux com o consagrado ator Luís Melo. Na parte musical, as principais atrações são o DJ Oscar Bueno (foto) e o Quarteto Radamés Gnattali, no sábado, e o trio Stop Play Moon com sintetizadores e beats poderosos, no domingo.

Endereço: Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana

Por Leonardo Paladino

Atualizado em 20 Mai 2014.