Guia da Semana

Tradicional nos Estados Unidos, onde surgiu, a Black Friday é o dia que abre a temporada de compras de Natal. Na última sexta-feira do mês, sempre depois do feriado de Ação de Graças, as lojas oferecem grandes descontos e os consumidores fazem até fila antes de abrir.

Aqui no Brasil, a data, aos poucos, começa a ficar mais conhecida. Idealizada pelo site Busca Descontos, a primeira edição do Black Friday aconteceu em 2010. Grandes lojas online como Dell, Americanas, Saraiva, Submarino, Walmart, Polishop, Magazine Luiza e Shoptime, por exemplo, chegam a oferecer 70% de desconto na compra dos itens da liquidação. E precisa ser rápido: como a temporada começa logo à meia-noite do dia 25, os estoques de determinados produtos podem acabar mais rápido, dependendo da sua procura.

O nome Black Friday surgiu na cidade norte-americana da Filadélfia, e já se referia ao movimento intenso de carros e pessoas ao redor das lojas nessa época do ano, que geralmente já começava na sexta-feira depois do dia de Ação de Graças. E não é à toa: lá, o feriado é o último antes do Natal. Então, aproveite a data para comprar muito e gastar pouco!

Atualizado em 10 Abr 2012.