Por Adriana Farano

Através de movimentos de alongamento corporal feitos dentro da água, a terapia Watsu consegue proporcionar uma melhora muscular, ajudando no combate ao stress e na reabilitação de problemas como hérnia de disco. "Criado em 1980 na Califórnia, o Watsu (que vêm da junção das palavras Water com Shiatsu) é um método passivo onde a pessoa permanece apoiada na piscina a maior parte do tempo", segundo Arthur Perez Eyherabide, fisioterapeuta da Clínica Caminho, de São Paulo.

Como funciona o Watsu?
São realizados movimentos de deslizamento na água incorporados com alongamentos, mobilizações articulares e massagem, promovendo um estado profundo de relaxamento. A pessoa fica durante 50 minutos dentro da piscina numa temperatura média de 34°C. Com a ajuda do terapeuta, o paciente não toca o pé no chão em momento algum e através de estímulos em alguns pontos no corpo, a pessoa consegue chegar ao profundo relaxamento. Não precisa saber nadar e nem ter medo da piscina, com a ajuda de bóias e a experiência do profissional você não vai afundar.

Indicações e contra-indicações?
Originalmente serve para relaxar e combater o stress. Mas também é indicado em alguns casos pós-cirúrgicos, dor, espasmo muscular ou hérnia de disco. As contra-indicações são mais relativas à entrada na água, por exemplo, pessoas com doenças infecciosas, febre, instabilidade cardíaca, hipertensão não controlada. À técnica deve-se ter atenção especial com gestantes, pessoas com labirintite, problemas neurológicos, cirurgias recentes.

Resultados do watsu?
Na primeira sessão já são observados os benefícios, a maioria das pessoas relata alívio da dor (caso haja), relaxamento profundo e até que deram uma "cochilada" durante a prática, já que todos os movimentos são feitos com a ajuda do professor.

SERVIÇO:
Clínica Caminho
Av. Pompéia, 1520
Fone: (11) 3865-8984
www.clinicacaminho.com.br
Sessões de watsu saem por R$ 100,00 cada e devem ser agendadas previamente.

Atualizado em 6 Out 2014.