Guia da Semana

Fotos: Thinkstock

Apesar dos cuidados, certas partes do corpo acabam ficando de lado na hora de tratar da beleza

Malhar horas para deixar a barriga tanquinho, manter pernas definidas e o bumbum durinho. Em casa, cuidados cosméticos diários para ficar com pele e cabelos de modelo. Difícil que qualquer mulher vaidosa não se reconheça em alguma dessas situações. Contudo, apesar de tantos cuidados, acaba sendo comum não dar atenção a outras partes do corpo, que ficam esquecidas em meio à correria diária.

Para te ajudar a lembrar da importância dessas áreas, o Guia da Semana conversou com dois especialistas no assunto. Com o intuito de dar um trato na pele dos joelhos, cotovelos, axilas e até orelhas, conversamos com a dermatologista e nutróloga Daniela Hueb, de Bauru, que nos passou várias dicas. Já para as partes esquecidas da musculatura, como costas e panturrilha, quem deu seus conselhos foi o personal trainer Bernando Berro, do Rio de Janeiro. Confira!

Joelhos e cotovelos



Essas áreas costumam ser esquecidas no roteiro de cuidados com o corpo. Porém, mesmo relegadas a segundo plano, elas precisam de atenção extra. "Naturalmente, elas ressecam até quatro vezes mais do que o restante do corpo, tendo a tendência de ficar mais escurecidas", explica dra. Daniela. "Ao mesmo tempo, até pelas suas funções, são regiões que necessitam de maior elasticidade".

Por isso, ela recomenda ao menos uma esfoliação semanal, seguida do uso de hidratantes. "A hidratação, inclusive, pode ser feita diariamente após o banho", diz. No entanto, esqueça os óleos se o objetivo é hidratar. "Seu uso não é ruim, mas o produto age apenas como uma barreira, que não deixa a água sair da pele. Depois do uso é necessário, sim, passar um hidratante", avalia a médica.

Para cotovelos e joelhos escurecidos, dra. Daniela diz que soluções a base de hidroquilona ou de algum ácido leve ajudam a clarear a área. "Além de cuidar da região de noite, também é importante apostar num filtro solar com bom fator de proteção de dia. "Isso evita o escurecimento e envelhecimento precoce de qualquer área do corpo, sendo muito importante utilizar", explica a dermatologista. Mas se você tem pressa em clarear a área, o uso de laser e peelings também são boas soluções. "Inclusive, o inverno é o momento ideal para este tipo de tratamento, pois temos menos radiação nesse período", diz dra. Daniela.

Axilas



Quando os principais problemas dessa área do corpo são pelos encravados e pele escurecida, a dermatologista afirma que o ideal é optar pelo uso de cremes depilatórios ou, se for o caso, fazer depilação à laser, que são menos agressivos. "Quando a pessoa tem tendência a manchas e foliculite - designação técnica para pelos encravados - o uso de métodos como ceras ou lâminas agride muito a área, que tem uma reação inflamatória e vai ficando cada vez mais escura e irritada".

De forma geral, a principal dica da médica para a pele da axila é recorrer a depilação à laser que, além de matar a raiz dos pelos, acaba clareando a área. "Outras opções são os cremes a base de hidroquilona, receitados em consultório, que, quando usados na região à noite, também clareiam a pele".

Orelhas



De acordo com a dra. Daniela, a orelha é um dos locais com maior incidência de câncer de pele, ao lado do nariz. "Isso ressalta a importância do uso do filtro solar também nessa área", diz. A dermatologista conta que já chegou a ver casos de pacientes de 30 e poucos anos com câncer de pele na orelha. E não pense que eram pessoas que passavam horas tomando sol na praia. "Elas tomavam sol no dia a dia, indo do trabalho para casa, dirigindo, etc., o que é muito preocupante. Por isso, o filtro solar é fundamental".

Além da prevenção do câncer, dra. Daniela diz que ainda é possível adiar o envelhecimento da pele do lóbulo da orelha, parte do corpo que, assim como o pescoço, denuncia a idade da pessoa. "Para hidratar essa área, basta passar o creme antirrugas nele toda vez que for passar no rosto".

Dica geral

Além da hidratação e do filtro solar, a dra. Daniela Hueb diz que o ideal é abusar de alimentos com vitamina C e E, como fígado, batata doce e brócolis. "Eles são antioxidantes e fazem a nutrição celular da pele, o que evita seu envelhecimento precoce", ressalta.


Fitness

Fortaleça os músculos esquecidos



De acordo com o professor Bernardo Berro, que comanda a equipe de educação física da Personal Trainer Serviços, no momento do treino muitas pessoas costumam focar apenas em um grupo de músculos e acabam se esquecendo do resto. "Inclusive, nas academias brasileiras é muito comum as mulheres treinarem mais a parte inferior, por exemplo".

Entre as principais partes da musculatura do corpo esquecidas pelos alunos, ele lista os músculos extensores de coluna, importantes por fazerem a sustentação do tronco, junto com o reto do abdômen. "Como é um músculo interno, sem fins estéticos e que não gera volume, as pessoas acabam não trabalhando essa região", diz.

Panturrilha

Outra área importante, mas também esquecida, é a panturrilha. "Nosso coração bombeia o sangue para todo o nosso corpo. Porém, as pessoas não param para pensar como esse sangue volta até o coração, contra a gravidade e sem nenhuma bomba propulsora", explica o professor de educação física.

Segundo ele, a panturrilha é fundamental nesses casos, pois sua contração muscular pressiona as veias, ajudando o sangue a subir. "Tenho muitas alunas que já têm uma panturrilha grande e dizem que, por isso, não vão treinar mais a região porque fica feio", conta Bernando. "Porém, costumamos estimular o treino dessa parte do corpo devido a saúde mesmo".


Exercícios fáceis

Segundo o professor, é possível fortalecer a região sem aumentar o tamanho da panturrilha. "Para isso, basta fazer um treinamento que não seja voltado para a hipertrofia. Isso significa um treino com mais exaustão, num período mais longo de treino, com muitas repetições e pouco descanso". Na sequência, ele lista duas séries simples de exercícios, para ajudá-la a deixar tais regiões fortalecidas:

- Para as costas, basta deitar numa superfície mais firme - como um colchonete - e ficar de bruços, com as as mãos atrás da cabeça. "Na sequência, faça uma espécie de abdominal ao contrário, levantando a cabeça e os pés ao mesmo tempo", explica o prof. Bernardo Berro.

- No caso da panturrilha, basta posicionar num degrau, apoiar até a metade do pé e, com o joelho esticado, coloca o calcanhar até quase encostar no chão para, depois, ficar na ponta do pé.

- Em ambos os casos, o ideal é fazer 4 séries de 20 repetições, com intervalos de 30 segundos a um minuto entre elas.


Atualizado em 1 Dez 2011.