Guia da Semana

Foto: Getty Images


Há alguns anos atrás, surgiu no cenário dos salões de cabeleireiros do Brasil, um significativo avanço no manejo dos cabelos crespos, ondulados, finos, rebeldes e frágeis.

Um velho conhecido dos médicos, o formol, revelou-se um grande aliado para domar e encorpar os fios, economizando precioso tempo, com a rotina interminável das escovas, idas ao cabeleireiro, secadores e tudo o mais.

Quem tem aquele tipo de cabelo que encrespa ao menor sinal de umidade no ar, "arma" com facilidade e faz com que se percam horas em frente ao espelho, até que os braços doam de tanto manejar o secador, tem na Escova Progressiva de Formol, uma interessante alternativa.

Claro que é bom considerar a hipótese de assumí-los crespos, aprendendo a definir os cachos com os produtos certos, bons silicones, emulsões e gel definidor de cachos... Mas, existem pessoas que não se adaptam mesmo a esta realidade e gostariam muito de ter cabelos menos crespos e mais obedientes...

Ficou conhecida a expressão "Escova Progressiva", que se refere à técnica onde uma solução de formol, misturada à queratina líquida e uma emulsão leave on, é aplicada mecha a mecha, sendo feita, então, uma "escova" tradicional. É freqüentemente pedido para que não se lave o cabelo, nem se prenda por cerca de três dias, mas na verdade isto não é importante nem necessário, veremos a seguir o motivo...Os cabelos tornam-se bem mais lisos, pesados, encorpados. Vale a pena frisar que o formol, não é alisante. Ele é sim, um "fortalecedor" do fio, criando uma espécie de "capa" que o envolve, endurecendo a queratina que é um constituinte natural e principal do fio de cabelo.

O fato de o cabelo ficar mais liso é decorrência deste novo calibre mais grosso que o cabelo adquire, que faz com que tenha um "caimento" melhor, já que se torna mais pesado... Como se faz a escova logo em seguida à aplicação, o fio se condiciona melhor a assumir esta forma, esticada, como se tivesse sido passado a ferro, mas assim, permanecesse por mais tempo, mais resistente às variações do clima, da umidade, do amassamento natural, que sofrerá na hora da pessoa deitar-se e mexer nos cabelos...

A boa notícia é que, ao contrário dos alisamentos tradicionais, como a escova "japonesa´", o relaxamento, que enfraquecem realmente os cabelos, danificam profundamente os fios, fazendo com que partam e caiam, a escova com formol não é prejudicial aos fios, mesmo sendo repetida a cada 60 ou 90 dias (não chega a ser necessário antes disso), desde que feita com habilidade.

Como tudo tem seu preço, na hora de aplicar o produto, como tudo que contém formol, há uma reação natural, de ardor nos olhos, na garganta e até tosse, devido à inalação inevitável do produto. Pessoas alérgicas a bijuterias, perfumes, detergentes, pó, portadoras de eczema alérgico, rinite alérgica, podem ter reações alérgicas ao formol, com sensibilizações, assim como os outros alérgicos também podem desencadeá-las.

Para as outras que não tem problemas alérgicos, o desconforto é apenas na hora da aplicação e, talvez, algumas horas depois, dependendo da concentração usada, não chega a causar nenhum dano. É a conhecida sensação de ardor nos olhos, garganta e, se houver algum pequeno arranhão no couro cabeludo, este local também arderá por algum tempo, apesar de se evitar o contato direto com o couro.

Os cabeleireiros e seus auxiliares usam luvas e máscaras já que estão expostos ao produto várias vezes por dia, mas exceto em casos de alérgicos, não há nenhum perigo para os profissionais. Nós médicos, aliás, passamos todo o primeiro ano da faculdade em contato íntimo e diário com formol, nas salas de anatomia, onde estudamos o corpo humano diretamente nos cadáveres conservados em formol forte!

Inicialmente, usavam-se concentrações mais fortes de Formol nos salões, entre 3,5 e 4%, mas depois a ANVISA, órgão que regula os produtos de consumo, decidiu liberar apenas as concentrações mais fracas, (0,5 %) cujo efeito é naturalmente menor, mas por outro lado poderá ser usado com mais freqüência, até alcançar o efeito desejado...

Leia colunas anteriores de Ligia Kogos:


Cílios, boa novas!



Colo Perfeito


Botox, esse desconhecido


Quem é a colunista: Ligia Kogos, médica dermatologista

Pecado gastronômico: bolo amarelinho simples na hora do chá ou café

Melhor lugar do Brasil:Qualquer cidade onde eu esteja com meu marido e meu filho

Como falar com ela: [email protected]


Atualizado em 10 Abr 2012.