Guia da Semana

Das telas do cinema, com o gênero clássico dos filmes de faroeste americano, para os territórios urbanos, o estilo country ganhou versões romanceadas que se transformaram em tendência mundial e a mídia, sem querer, colaborou com o avanço dos figurinos impecavelmente combinados no estilo cowboy/cowgirl.

Quem não se recorda da estilosa capa do CD Music, da popstar Madonna, que em 2.000 estampou sua discografia com camisa azul de botões e chapéu de abas largas Dolce&Gabbana?

Pouco mais tarde, a polêmica socialite americana Paris Hilton e sua amiga Nicole Richie, filha do cantor Lionel Richie, estrearam figurinos de causar inveja nas adolescentes gringas ao participarem do reality show The Simple Life.

Com a propagação das magnânimas festas de rodeio pelo Brasil, o Guia da Semana consultou três consultoras de moda antenadas no mercado para dizer a você como montar um look country sem fugir da proposta moderna.

Para Bia Paes de Barros, os adeptos da moda country devem evitar usar todos os elementos juntos, como cintos de fivelas grandes, botas com franjas, jaquetas com franjas e tal. O correto é fazer uma mistura de "rock com bossa", isso significa jeans vintage + camiseta (ou camisa xadrez) + chapéu.

No quesito chapéus, vai um alerta: "É um acessório que pede muito estilo e personalidade. Para a cidade, os modelos de inverno com abas estreitas e mais enterradas na cabeça são românticos. Já as boinas são opções moderninhas. Depende muito da atitude de cada um. Os tradicionais cowboys ficam bem com modelos de abas largas. Tem tudo a ver com a atmosfera que eles vivem".

Bia aproveita para pincelar sobre o uso das botas: "Elas nunca saem de moda. Já as franjas devem aparecer somente nos acessórios. Bota + camisa xadrez cria um look moderno e bem urbano, desde que combinada com elementos menos prováveis, como calças cacarrot e uma bela ankle boot", enfatiza.

Ellen Baraldi, do site Personal Stylist, especializado em moda e coleções, aponta os efeitos harmoniosos do xadrez, tanto no country quanto no grunge. Para a consultora, a estampa é uma padronagem clássica que tem ápices, podendo ser usada com várias interpretações e indica: "A Ralph Lauren é uma marca que em quase todas as suas coleções consegue fazer looks com uma pegada country, seja nas camisas em xadrez, nas calças montaria, nos chapéus, e até na linha Home".

E.B. sinaliza um elemento importante desse estilo: os cintos. Segundo ela, fivelas grandes dividem opiniões, há quem goste e há quem odeie. As médias são as mais interessantes e podem evitar elementos da vida rural, como cavalos e ferraduras.

Fernanda Pigatto, diretora de conteúdo do portal de pesquisas Stylesight, que prevê as principais tendências mundiais com até dois anos de antecedência, tem informações valiosas para quem pretende fazer uma "montação" desse tipo: "Bota cowboy é um clássico no mundo do rock, visto que Steve Tyler do Aerosmith tem uma mega coleção e faz uso da mesma diariamente", frisa a expert.

Outra dica de Fernanda é procurar pelas coleções de verão 2009 das marcas Hermes, Ana Sui e Emanuel Ungaro, que desfilaram elementos country interessantes na passarela.

Voltando ao âmbito dos cintos, tão presentes nestes looks, Bia Paes de Barros faz uma sugestão de bom gosto: "Cintos estilo country são bem caricatos, para fugir desta fórmula, aposte em modelos tipo tressê".

Vale lembrar que a moda é um proposta da indústria, já o estilo é uma escolha pessoal.


Colaboraram:

Bia Paes de Barros, acesse: www.biapbconsultoria.com.br
Fone: (11)

Atualizado em 10 Abr 2012.