Guia da Semana

Foto: Getty Images


Eliana, Hebe Camargo, Amanda Françozo, Ana Hickmann, Amauri Jr, Isabeli Fontana, Isabela Fiorentino e Carolina Dieckmann. Este time de celebridades ostenta uma tez radiante, mesmo após passar horas embaixo de refletores e cobertos de maquiagem. Qual o segredo das celebridades para manter uma aparência perfeita, sem ruguinhas, espinhas e marcas de expressão?

Estas estrelas entregam os cuidados com a pele às médicas Lígia Kogos, Adriana Vilarinho, Claudia Miki e Célia Sampaio, integrantes do time de profissionais mais requisitados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além de terem uma agenda repleta de clientes estrelados, as clínicas destas profissionais oferecem alguns dos melhores e mais modernos tratamentos dermatológicos do País.

Estas quatro experts em pele revelaram com exclusividade ao Guia da Semana seus cuidados dermatológicos diários. Aprenda com elas a como cuidar da pele para manter a saúde e a beleza da pele por muito mais tempo, ostentando uma aparência mais jovem e bonita.

No mundo da beleza e estética há uma grande diversidade de tratamentos e produtos que eliminam as indesejáveis rugas, manchas, flacidez, estrias, acne, celulite, entre outros problemas que tiram o sono das mulheres."Nós buscamos tanta coisa na vida, como o amor, a felicidade, a segurança, por que não podemos buscar a beleza? Atualmente, a medicina oferece infinitos recursos que, sendo utilizados com bom senso e equilibro, atenuam o desgaste do passar dos anos, colaborando para uma aparência de idade indefinida.", afirma a dermatologista Lígia Kogos.

Vaidosa e cuidadosa, a médica gosta de experimentar novos tratamentos antes de oferecer a suas clientes. "Já fiz preenchimento, botox e minha mais recente investida foi na terapia foto dinâmica, que é ótima e não afeta tanto a pele quanto os peelings. Na clínica, as funcionárias têm acesso a todos os tratamentos oferecidos, desde a faxineira até a secretária, então, sempre que tem alguma novidade sentimos os efeitos na pele, literalmente, antes de adotarmos o tratamento.", afirma.

A cirurgiã plástica Célia Sampaio é outra fã dos tratamentos dermatológicos oferecidos em sua clínica, em São Paulo. "Já fiz lipoaspiração, cirurgia nas pálpebras, preenchimento, botox, carboxiterapia. Além disso, acho importante cuidar da saúde como um todo, por isso trato a parte hormonal com a endocrinologista da minha clínica, a Dra Fátima Palone, que analisa qualquer alteração nas glândulas e hormônios.", completa.

A médica é diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e defende que o principal cuidado com a pele é tratá-la com o cuidado que todo órgão do corpo humano precisa. "A pele é o maior órgão do corpo, ela reveste tudo, é a nossa primeira defesa contra o ambiente e recebe diretamente o frio, o calor e a irradiação solar. Por isso, a pele deve ser tratada com o mesmo cuidado que temos com o coração, por exemplo.", alerta Célia.

Foto: divulgação
Adriana: a preferida das tops


Já a dermatologista Adriana Vilarinho é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Francesa de Mesoterapia e cuida das peles de tops como Daniela Cicarelli e Gisele Bundchen. Ela também não deixa de testar novidades como os peelings químicos; o fraxel, que ajuda no rejuvenescimento; o thermacool, para a flacidez do rosto e pescoço; e os preenchimentos faciais. Além disso, ela faz drenagem linfática duas vezes por semana e recentemente experimentou o velashape para o tratamento da celulite e garante que obteve ótimos resultados com o tratamento. "Também já fiz depilação a laser e recomendo para todas as mulheres. É um ótimo investimento!", aconselha a médica.

Cuidados diários
Com uma agenda concorrida, o dia-a-dia destas mestras em dermatologia exige o uso de produtos potentes para o cuidado diário da pele. A cirurgiã Célia Sampaio, realiza operações todas as manhãs. Atende cerca de 15 consultas por dia e tem dias em que chega a trabalhar até à 0h. Com um dia tão agitado, ela potencializa a ação dos cremes para tratar a pele de maneira rápida e eficaz."Não tenho paciência para ficar passando cremes, então uso um hidratante com protetor solar manipulado que tem o tom da minha pele. Além de hidratar e proteger, ele atua também como base."

Já Lígia Kogos tem uma rotina pesada para manter a pele sempre bela e saudável e não abre mão de produtos manipulados com hormônios, filtro solar, clareadores, silicone e ácido glicóico. Um dos seus truques é lavar a pele com água bem quente, ao contrário do que muita gente imagina ser prejudicial. "A água quente estimula a vasodilatação e dá um ar mais disposto ao rosto, além de facilitar a penetração dos agentes do hidratante a ser passado em seguida".

Foto: divulgação
Ligia Kogos: clientes como Hebe e Eliana e linha própria de produtos


Em 2001, a dermatologista lançou uma linha de produtos desenvolvidos por ela. Cuidadosamente maquiada, Lígia, não descuida da própria beleza: usa sempre um creme à base de vitamina C, um sabonete líquido e um corretivo de olheiras da sua linha de cosméticos. Na hora de se maquiar ela revela que adora o pó facial translúcido da Christian Dior, a base ColorStay da Revlon, e o batom Sophisto da MAC. "Também adoro rímel e passo várias camadas do Architect, da L´oréal, que é à prova d´ água".

Quem pensa que toda essa beleza custa caro se engana. Um truque muito usado pelas mulheres também é adotado pela dermatologista Claudia Miki, especializada em medicina estética e membro da American Academy of Dermatology, que trata da pele da atriz Carolina Dieckmann na Clínica Essendi, no Rio de Janeiro. A médica revela que recorre à compressa fria feita com chá de camomila sempre que quer melhorar a vivacidade da pele. "A compressa alivia as olheiras, desincha o rosto e levanta o visual. Também uso uma água termal com chá verde, que tem um sutil efeito tensor, e uma água termal de coco, que dá mais viço à pele.", entrega a especialista.

Outra receita fácil de ser feita em casa é a esfoliação adotada pela Adriana Vilarinho que, quinzenalmente, faz uma mistura de óleo de amêndoas com açúcar cristal e espalha pelo corpo para retirar as células mortas. Adriana é fã de cremes e adora os óleos corporais da L´ Occitane. Outro segredinho de beleza são os cremes de mãos e pés manipulados por ela mesma. "Não consigo dormir sem eles!", revela.

Quem quer adotar os cuidados utilizados por estas experts precisa ficar atenta à qualidade de vida antes de investir tempo e dinheiro em tratamentos. "A pele depende de um bom controle químico, feito com o uso de cremes, ácidos e nutrientes, além de ter um cuidado com a hidratação do corpo. Mas o principal é o bem-estar físico. O paciente deve estar bem clinicamente, pois a saúde é refletida no aspecto da pele", afirma Célia Sampaio.

Unanimidade entre as dermatologistas, o fato de manter bons hábitos surtem efeitos diretos na saúde da pele. Não fumar, não beber excessivamente e seguir uma dieta equilibrada ajuda a manter a beleza e a saúde do corpo como um todo. "Na realidade, o que faz uma pessoa bonita não é um tratamento caro e sofisticado e sim a constância em atitudes simples do dia-a-dia, como limpar, hidratar e proteger o rosto contra os efeitos do sol. Com certeza esta rotina traz resultados melhores do que qualquer tratamento caro e exótico", conclui Lígia Kogos.

Colaboraram:
? Adriana Vilarinho
? Célia Sampaio
? Claudia Miki
? Lígia Kogos

Atualizado em 10 Abr 2012.