Por Bianca Zaramella

O kenpo foi desenvolvido pela família Ryusaki. Torazo Ryusaki ensinava caratê e judô aos seus filhos e eles também praticavam outros estilos de artes marciais fora de casa. O filho mais velho, Bill Ryusaki, dedicou-se à prática do aikido e do american kenpo, criando o kenpo havaiano. O mestre Bill Ryusaki é considerado uma lenda das artes marciais americanas, principalmente pelo fato de ter sido amigo particular de Bruce Lee, com quem atuou no filme Green Hornet.

Ele conversou com o Guia da Semana, confira!
Guia da Semana: Quantas meninas têm hoje na sua aula?
Roger Chedid: Cerca de 40 % do público é feminino. Limitamos o contato físico para que elas não se machuquem em aula.
Guia da Semana: Qual é a maior dificuldade para quem quer dar início aos treinos?
Roger Chedid: A maior delas é começar. Ainda existe um pouco de preconceito das mulheres em relação às artes marciais, mas depois que elas começam, não param mais.
Guia da Semana: É muito cansativo?
Roger Chedid O alívio do estresse compensa o esforço do treino.
Guia da Semana: Serve para defesa pessoal? Roger Chedid Sim. O foco principal do kenpo é a defesa pessoal, principalmente para as mulheres. Como elas são atacadas de uma maneira diferente, elaboramos contra-ataques onde elas não usam a força, mas atacam os pontos vulneráveis do adversário.
Roger Chedid é faixa preta de kenpo havaiano, formado nos Estados Unidos pelo Mestre Bill Ryusaki. Ele dá aulas na nas unidades - Paulista e Morumbi da Academia BioRitmo.
Serviço:
Academia BioRitmo
Tel: (11) 3061-3353
Academia Bioritmo
www.hkenpo.com
Atualizado em 10 Abr 2012.