Apreciar belos carros nas lojas de importados e comprá-los é tão interessante quanto saber como eles surgiram por meio da história da marca.

São poucos os que sabem que a Lamborghini foi criada por um fabricante de tratores que decidiu criá-lo para produzir os melhores e mais luxuosos carros esporte. Ferruccio Lamborghini tinha um objetivo especial: superar a Ferrari.

Em 1963, a fábrica Automobili Ferruccio Lamborghini foi inaugurada e apresentou, em Turim, o 350GT, que chegaria ao mercado no ano seguinte. O carro era inovador (motor V12 de 3,5 litros de cilindrada - 265 cv - e suspensão traseira independente), assim como o seu sucessor, o 400GT, mas não emplacou.


Apenas em 1965, Ferruccio fez um carro de estilo original que foi apresentado no Salão de Genebra. Seu nome fazia menção ao de uma famosa raça espanhola de touros agressivos chamada Miura. O modelo era o Miura P400, que foi produzido até o inicio da década de 70.

O automóvel era incrível: tinha 1,05 m de altura, 980 kg, o motor V12 era colocado em posição central-traseira e transversal (inédito), entradas de ar laterais e pára-brisas inclinados. O desenho do carro foi assinado por Marcello Gandini.

Infelizmente, a aparência externa não é tudo. O Miura esbanjava beleza e potência, mas o isolamento sonoro da cabine era ineficaz e o barulho do motor podia ser captado sem muitos problemas.

A sinfonia era devida aos 12 cilindros em V, aos quatro litros de cilindrada e a potencia de 350 cv. Quatro carburadores Weber triplos alimentavam tudo. O tempo é um ótimo remédio que serviu inclusive para aperfeiçoar o Miura. No final da década de 60, o Miura P400S foi lançado, ganhando 20 cv, vidros elétricos, melhor isolamento termoacústico e encostos de cabeça ajustáveis.

Algumas outras edições do Miura foram desenvolvidas e apenas 763 automóveis foram produzidos, sendo um carro raro. O Miura mais difícil de ser encontrado é o modelo conversível. Único no mundo, somente utilizado em exposições.



Para ler mais matérias sobre consumo de luxo e Life Style acesse: www.onne.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.