Guia da Semana

Guia da Semana




O verão está chegando e com ele a busca desesperada por um corpo em forma que lota as academias nessa época do ano. Se você correu para o endereço mais próximo, mas se assustou com os planos de meses e o valor que acrescentaria no seu orçamento, ou mesmo se é daquelas amantes de musculação que está cansada dos aparelhos caindo aos pedaços do seu prédio, foi criado um novo conceito que pode ser uma alternativa para você malhar e desfilar tranquila na praia.

Com o objetivo de atrair um público diferenciado, Edgar Corona, presidente da Bio Ritmo, fundou a Smartfit. "Nós identificamos dentro do mercado pessoas que não tem muito tempo ou não usam todos os serviços oferecidos na academia", conta.

O empresário apostou em um modelo simplificado, sem as tradicionais aulas de ginástica, spinning, pilates, mas com um número maior de equipamentos. A ideia reduziu o custo da mensalidade para R$49,90, metade do preço cobrado pelas academias convencionais.

"Nós enxugamos todo o processo, concentramos em cardio e respiração, mudamos o padrão de entrega, eliminamos também a parte de vendas, que agora é apenas feita pela internet", explica Corona. Segundo ele, para cada unidade são contratados somente 15 profissionais entre o setor de administração e operação.



Matrícula por internet e sem planos de meses

Tanto a matrícula quanto o cancelamento, podem ser feito rapidamente e sem burocracia acessando o site da instituição. Ao se inscrever é cobrada uma taxa de adesão de R$199,00 e anuidade de R$99,00.

Como não existe nenhum contrato, o usuário pode desistir a qualquer hora dos serviços. Dessa forma, o empresário eliminou outro entrave para os que se interessam em malhar especialmente para as festas de fim de ano: o compromisso de cumprir a freqüência de meses já pagos pelos planos trimestrais, semestrais ou anuais, como acontece nas academias convencionais.

O público-alvo da Smartfit é, portanto, diferente dos atraídos pelas academias tradicionais. "É um pessoal que busca praticidade e liberdade", acredita Corona. Aline Mathias, frequentadora da unidade do Morumbi, diz que o público diferenciado torna a Smartfit um ambiente "despojado e descontraído".

Aparelhos de alta qualidade

"Hoje tem muita gente que usava o condomínio de prédio, academia de bairro de má qualidade e que malha aqui. Apesar do baixo custo da Smartfit, os aparelhos são semelhantes aos usados na Bi Ritmo", ressalta Corona.



Anderson Nascimento, 18 anos, vendedor, não freqüentava academia antes e foi atraído pela proposta. "Ela é uma academia de alto padrão com preço popular". Aline, que costumava ir a outras academias antes, confirma: "A academia dispõe de aparelhos novos, modernos e sem complicações para utilizar".

O projeto é inspirado em modelos dos Estados Unidos e da Europa, e ainda é novo no Brasil. A primeira unidade foi inaugurada recentemente em agosto, na região do Morumbi, em São Paulo. Em seguida, outras três filiais foram instaladas em Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro.

De acordo com Corona, a rede já possui 6 mil alunos e o novo conceito de academia não para de crescer e ganhar mais adeptos. "Está previsto ainda para o ano que vem mais uma instalação de Smartfit no bairro do Ipiranga, em São Paulo, e outra em Osasco", lembra .

Fotos: Divulgação

Serviço: www.smartfit.com.br

Atualizado em 10 Abr 2012.