Imagine a cena: você compra uma roupa maravilhosa, a usa uma única vez e quando vai a uma lavanderia é informado de que aquela peça não pode ser lavada nem a seco, nem a água. Ou seja, a roupa que você comprou não pode ser lavada! Essa falsa ´estratégia´, apesar de pouco comum, já foi usada por empresas sem idoneidade para se livrarem de problemas na lavagem, como manchas e encolhimento. "Como as pessoas não têm o hábito de olhar a etiqueta quando compram a roupa, não conseguem reclamar depois", alerta o presidente do Sindilav, José Carlos Larocca.

O Sindilav (Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região) conta que quando uma roupa é levada à lavanderia os profissionais lêem a etiqueta para usarem os procedimentos corretos. "As etiquetas têm de indicar se aquela peça tem que ser lavada na água ou a seco, se pode ou não ser alvejada, se pode ir para a secadora, enfim, as especificações devem ser precisas para que, caso haja manchas, elas possam ser retiradas e se evitem o encolhimento e outros problemas que ocasionam menor durabilidade ao produto", diz.

Em casa, também é preciso ler as etiquetas antes de lavar as peças. "Se indicar lavagem a seco, ela não pode ser feita em casa", alerta Larocca. Ficam, então, dois conselhos do Sindilav: olhar as etiquetas antes de comprar a roupa e observá-las na hora de lavá-las. Para auxiliar na leitura, veja o que os símbolos significam:


Conheça o Sindilav
O Sindilav foi fundado em 1941, em São Paulo. Representa mais de 3.600 lavanderias em 377 municípios do Estado.

Recentemente, o Sindilav lançou um Manual de Procedimentos para Lavanderias, material baseado no Código de Defesa do Consumidor, que tem por objetivo proporcionar o aprimoramento da relação cliente/lavanderia.



Serviço:

Sindlav - Site: www.sindilav.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.