Guia da Semana

Só de pensar em cortar o cabelo você já fica com frio na barriga? Tesouras, aquele ambiente barulhento, o chão com vestígios das últimas “vítimas” e o trauma de cortes anteriores (que não deram muito certo) começam a te assustar mais ainda? Então calma, respira fundo. Em São Paulo, você vai encontrar um salão diferente que vai te fazer mudar de ideia.

+ Veja quais são os cabeleireiros mais famosos do Brasil
+ Confira os cabeleireiros dos famosos

“Quase todo mundo corta cabelo, mas muita gente não gosta necessariamente do ambiente de salão de cabeleireiro.” comenta Juliana Miranda, ex-estilista que largou a carreira para empunhar as tesouras e navalhas no salão Corte Radical, em Cerqueira César em SP. “Acabamos desenvolvendo um espaço onde esse processo de transformação é respeitado, sem muita frescura também. Tudo simples, enxuto e contemporâneo. Foi assim que surgiu o Corte Radical.” - complementa sobre o espaço do salão que funciona desde 2006.

Preservando o estilo e o limite do “só corta dois dedinhos das pontas”, o lugar tem radical apenas no nome: “O que procuramos é, independente do estilo, cortar de forma a respeitar e brincar com o cabelo”. comenta.

Sobre o que os clientes mais pedem na hora de mudar o visual, Juliana responde na lata: “Praticidade sem dúvida! Curtir com o cabelo é uma delícia mas ter trabalho para arrumar ninguém merece, né?”. Nada melhor do que poder sair por aí com os cabelos lindos e esvoaçantes, não?

Dica radical

Sabia que você pode estar lavando sua cabeça do jeito errado? Usar muito shampoo e esfregar com muita força o couro cabeludo pode ser prejudicial às suas madeixas. Juliana deu uma super dica de como lavar direitinho e manter seu cabelo ainda mais saudável:

“É o seguinte, temos que lavar a CABEÇA e não o cabelo. O cabelo só a água do enxague já limpa. Mas o couro cabeludo precisa ser limpo para remover a gordura e o suor. Usar o shampoo (que nada mais é do que um detergente) no couro, diluindo-o ou aplicando aos poucos. Depois é fazer espuma e massagear legal com a ponta dos dedos a cabeça inteira. Enxaguar bem e repetir se preciso. Nunca esfregar o cabelo em si para não estragar o esmalte dos fios. Para os fios usar condicionador, que é um "esmalte sintético". Lavando assim a pele fica saudável e como o cabelo nasce da pele o resultado é visível com o tempo. É dessas pequenas coisas cotidianas que fazem toda diferença na vida!” Anotou?

Por Leila Vieira

Atualizado em 20 Fev 2014.