Por Dr. Mallah, do Memorial Sloan Cancer Center/NY

Homens com idade acima de 50 anos têm mais riscos de desenvolver a doença, assim como quem tem parentes diretos acometidos pelo câncer de próstata. Quanto à influência da dieta alimentar, sabe-se que o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais pode diminuir o risco de câncer e de outras doenças.

"Se Freeland argumenta que os obesos (índice de massa corpórea acima de 25) têm tumores mais agressivos e que evoluem mais rapidamente para quadros graves de recorrência da doença, outros pesquisadores acreditam que esta observação possa estar equivocada. A comunidade urológica sabe que os obesos têm próstatas mais volumosas, dificuldade em realizar toque retal e enormes desafios técnicos na realização da prostatectomia radical, o que comprometeria a evolução dos pacientes", analisa o doutor Alex Meller, urologista do Hospital Santa Paula, de São Paulo.

O assunto ainda está em aberto, mas vale ressaltar que "a ingestão de gorduras saturadas aumenta o risco de câncer de próstata. Como o obeso geralmente ingere grandes quantidades dessa gordura, é estabelecida uma relação entre obesidade e câncer", pondera o urologista, alertando que novos estudos poderão ter caráter mais conclusivo.
Esclarecimentos e tradução: Dr. Alex Meller, médico urologista do Hospital Santa Paula.
Atualizado em 6 Set 2011.