Foto: Getty Images


Antes vista apenas como uma bebida simples, de produção nacional e nada valorizada, a cachaça ganhou espaço no mercado internacional e, aos poucos, começou a ser reconhecida como bebida tipicamente brasileira, com status de alto requinte. No exterior, a aguardente é comercializada em poucos sabores, mas aqui no Brasil é possível degustá-la em locais especializados que oferecem mais de 300 tipos da famosa "branquinha".

Os estabelecimentos relacionados possuem uma ampla carta de cachaças, mostram como apreciá-la e falam sobre a história dessa iguaria. Para completar, os petiscos são acompanhamentos irrecusáveis.

São Paulo

Água Doce Cachaçaria - ( Saiba+)
Construída com um material rústico, enfeitada com tonéis e barris, assim é que a casa recebe seus clientes e apresenta um cardápio com 600 itens, desde o escondidinho de carne de sol até a pinga de mel com amburana.
Onde: Avenida Macuco, 655 - Moema.


Cachaçaria Paulista - ( Saiba+)
Há mais de 15 anos no ramo da cachaça, o estabelecimento se tornou uma das referências no seguimento e oferece mais de 300 sabores da bebida. Além disso, a noite conta com MPB ao vivo.
Onde: Rua Mourato Coelho, 593 - Pinheiros.


Cachaçaria Pompéia - ( Saiba+)
Com um acervo invejável, são mais de mil rótulos, o bar explica tudo sobre a "branquinha", oferece as tradicionais caipirinhas, cervejas e petiços, com muita música country e sertaneja.
Onde: Avenida Nicolas Boer, 120 - Pompéia.


Moendas Cachaçaria - ( Saiba+)
O requintado boteco da capital paulista possui sabores que atendem aos iniciantes, os intermediários e aos mais avançados apreciadores da boa bebida nacional. Os jabás acebolados, torresminhos e escondidinhos também se destacam.
Onde: Avenida Presidente Altino, 55 - Jaguaré.


Consulado da Cachaça - ( Saiba+)
Visto não somente como um bar, mas também como um restaurante, o estabelecimento é tipicamente brasileiro, desde os pratos dos cardápios aos enfeites das paredes. Seguindo a linha nacional, a carta de cachaça dispõe mais de 400 rótulos.
Onde: Rua Santa Justina, 434 - Vila Olímpia.




Rio de Janeiro

Cachaçaria Mangue Seco - ( Saiba+)
Com um amplo espaço interno e prateleiras repletas de garrafas, a casa explica em detalhes a procedência e a história de cada versão da bebida, que é selecionada entre os estados brasileiros.
Onde: Rua do Lavradio, 23 - Centro.


Academia da Cachaça - ( Saiba+)
Com 23 anos no mercado, desde a época em que a pinga não era bem vista, a Academia se tornou referência nacional e mundial. Hoje, ela oferece os mais variados exemplares, além de raridades encontradas somente no local.
Onde: Rua Conde Bernadotte, 26 - Leblon.


Cachaça Esporte Clube - ( Saiba+)
Instalada no reduto boêmio carioca, a cachaçaria mistura o repertório de aguardente com pratos e petiscos unicamente brasileiros, além da tradicional música ambiente que não deixa ninguém desanimado.
Onde: Rua do Riachuelo, 49 - Lapa.


Casa da Cachaça - ( Saiba+)
Mesmo situada no jardim de um hotel, a luxuosa casa é aberto ao público em geral e oferece mais de 15 tipos de cachaça, além de batidas e drinques diversos. Diferente de todas as outras, para acompanhar as bebidas, são servidas pizzas feitas no forno à lenha.
Onde: Avenida Niemeyer, 121 - Leblon.


Botequim Informal I - ( Saiba+)
Espalhada por toda a capital carioca, a rede do Botequim é famosa por sua simpatia e excelência em atendimento. Recentemente, pensando em expandir o seguimento, a casa laçou sua primeira carta de cachaças, com 35 rótulos acompanhados de comentários e dicas que revelam curiosidades, história e prêmios de cada um deles.
Onde: Rua Humberto de Campos, 646 - Leblon.



Curiosidades sobre a Cachaça
 A primeira aguardente industrializada no Brasil foi a Monjopina, em 1756.
 Existem mais de mil formas de denominar a cachaça, como: jinjibirra, preciosa, remédio, espanta moleque, cobertor de pobre, meu consolo, quebra goela, lágrima de virgem, levanta defunto, entre outras.
 A Cachaça era moeda corrente para a compra de escravos no continente africano.
 A aguardente foi o símbolo de resistência à dominação portuguesa.
 As melhores madeiras para envelhecer a pinga são: carvalho, imburana, bálsamo, ipê e jequitibá.
 Não cheire antes a cachaça, pois o cheiro dela pura dá tanta água na boca, que na hora de tomá-la ela já não será mais pura.
 Para saber se a cachaça é pura, sacuda a garrafa. A espuma que se formar deve desaparecer após 30 segundos.
 A cachaça é a primeira bebida destilada mais consumida no Brasil e a terceira bebida no mundo.
 Na Alemanha pedir cachaça é fashion.
 O ritual de jogar uma pequena quantia de bebida ao solo, veio da Roma antiga.
 Tiradentes, o herói da inconfidência, pediu cachaça antes de morrer, pois ela simbolizava os ideais de liberdade dos inconfidentes.



Atualizado em 10 Abr 2012.