
A revista DJ MAG acabou de publicar um top 100 com os papas da música eletrônica. Agora, você conhece quem são os cincos primeiros e aprende um pouco mais sobre o trabalho deles.
Lá no topo, está ninguém menos que Armin Van Buuren, com seu trance e progressivo. Este é o terceiro ano consecutivo que ele encabeça a lista e, mesmo assim, disse "que não podia acreditar" quando foi noticiado da escolha. Apesar de bater um recorde, já que nenhum outro DJ foi indicado tantas vezes consecutivas, ele esperava mesmo é que David Guetta fosse o primeiro colocado e afirmou que, mesmo pela terceira vez, ainda é uma vitória especial. Em 2002, ele já estava entre os vencedores, mas somente em 2007 chegou ao primeiro lugar.
Nascido em 1976, Armin é conhecido principalmente por sucessos como Blue Fear e Communication. Na rádio, ele tem um show intitulado A State of Trance, com 28 milhões de ouvintes em todo o mundo. Isso sem contar que ele é o sexto artista que mais toca nas rádios, perdendo apenas para dinossauros como Metallica, Madonna, U2, Beatles e o rei do pop, Michael Jackson. Para o fim do ano, o artista está lançando um novo disco, o Universal Religion vol. 4, com uma gravação ao vivo em Ibiza.
Entre os nomes de suas parcerias, estão outros indicados da DJ MAG, como Tiësto e Paul Van Dyk. Armin foi um adolescente precoce e começou a compor com 14 anos, iniciando sua carreira na Holanda. "O que faz o trance trabalhar tão bem é não ficar preso a um estilo e poder incorporar electro, minimal, o que você quiser. (...) Não é apenas amor pela música, é minha paixão. Música é essencial para minha vida", escreveu em seu site oficial.
O segundo lugar ficou com Tiësto. Como a própria revista o descreve, "novo álbum, nova gravadora, ótimos shows, residência em Ibiza e mais remixes do que nunca" - este é o perfil do segundo melhor DJ do mundo. Seu novo disco chama Kaleidoscope e é marcado pela produção do próprio artista, com uma mistura de indie, electro, pop, house e techno.
Ele foi nomeado ao Grammy de 2008, pelo álbum Elements of Life, e é conhecido também por ter tocado ao vivo nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas. Em 2002 e 2004, ele estava no topo da lista da DJ MAG.
Foto: Myspace.com

Continuando as indicações, está David Guetta, que esteve recentemente no Brasil. O terceiro lugar toca de house a techno e seu último disco chama One Love, com participações de estrelas do hip hop e do r&b. Além disso, ele participou de duas canções que bateram recordes na lista da Billboard este ano, I Gotta Feeling (produção) e Boom Boom Pow (dois remixes), ambas do disco The E.N.D. - Energy Never Dies, do Black Eyed Peas; e ajudou a remixar ainda a faixa inédita de Madonna Revolver, inclusa na coletânea Celebration. As grandes parcerias não param aí, já que Guetta anunciou ainda trabalhos com Lady Gaga, Britney Spears e Rihanna, os maiores nomes da música pop deste ano.
O quarto lugar não ficou para apenas um DJ, mas para o trio Jono Grant, Tony McGuinness e Paavo Siljamäki, sob o título de Above & Beyond. O grupo de trance surgiu em 2000 e é frequentemente executado pelos amigos do topo da lista.
Os integrantes têm trabalhado duro para trazer um bom resultado, como eles mesmos relataram para a DJ MAG: "nosso empresário entra no estúdio e coloca recados embaixo do nosso nariz com todas as coisas que nós precisamos fazer, porque somos muito ocupados para lembrar de todas elas". Não é à toa que o álbum Tri-State, que o trio lançou em 2006, foi premiado por diversas revistas especializadas no assunto.
Para fechar os cinco primeiros entre os 100 melhores DJs do mundo, Paul Van Dyk chega com seu trance, electronic e dance music. O que ele disse sobre a indicação? "Eu realmente gosto de estar em casa, mas ao mesmo tempo eu tenho um difícil trabalho a realizar. Então, eu gostaria de dizer obrigado a todas as pessoas que saem para me ver, porque elas me fazem sentir como se eu estivesse em casa", relatou.
O DJ alemão já esteve no primeiro lugar da seleção em 2005 e 2006. Sua carreira começou em 1991 e sua primeira produção foi Perfect Day. Este ano, foi lançado o álbum duplo Volume - The Best Of, com os melhores trabalhos do DJ, além de um remix também para a faixa Revolver, da Madonna.
Atualizado em 1 Dez 2011.