Guia da Semana

O crowdfunding está cada vez mais presente nos projetos daqueles que tem boas ideias mas não tem como viabilizá-las. Para quem não sabe, crowfunding consiste em obter fundos para um determinado projeto por meio de contribuições coletivas de pessoas que o achem interessante.

+ Conheça os principais coletivos que atuam em São Paulo
+ Veja quais museus têm a entrada gratuita em quais dias
+ Conheça nosso especial GRÁTIS em SP

Resumindo, se você curte uma ideia que alguém teve, é possível ajudá-lo financeiramente nos sites do assunto. Pensando nisso, o Guia separou algumas sugestões para serem ajudadas esse mês.

Quequeré Jogos – “A Conta da Copa é Nossa”

Prazo: 17 de maio de 2014
Link para contribuir: http://www.sibite.com.br/campaigns/a-conta-da-copa-e-nossa/

Se você busca um jogo de cartas divertido, inteligente e atual, não tem como não apoiar esse projeto. Anunciado no Sibite, o jogo “A Conta da Copa é Nossa” possui cartas ilustradas de políticos e personalidades que podem ajudá-lo a ganhar a maior parte dos recursos que a Copa no Brasil oferece. O jogo é bem completo com moedas, cartas de estádio, licenças, obras, patrocinadores etc. Até os prêmios de colaboração são temáticos, indo do pacote José Maria Marin ao Joseph Blatter e Quequeré.

Associação Bloco do Beco – Reforma da Blocoteca

Prazo: 21 de março de 2014
Link para contribuir: http://catarse.me/pt/blocodobeco

A Associação Bloco do Beco busca estimular o aprendizado de crianças e adolescentes por meio da arte. Oficinas, saraus, rodas de discussão e festas são algumas das formas encontradas para alcançar esse objetivo. As três sedes da associação se localizam na Zona Sul de São Paulo. Na Sedinha são feitas oficinas culturais como música e dança. Na Casa do Barro são feitas trabalhos de desenvolvimento da comunidade. A sede que necessita de auxílio financeiro é a Blocoteca, onde pretende ser instalada uma biblioteca, brinquedoteca e um ateliê de artes. Além disso, será desenvolvido o projeto Futebol e Leitura, que une esportes e livros.

Reconstrução do Teatro de Incêndio

Prazo: 11 de abril de 2014
Link para contribuir: http://catarse.me/pt/teatrodoincendio

Apesar do nome, o teatro não foi destruído por um incêndio. Muito pelo contrário. Em fevereiro desse ano uma inundação danificou figurinos, o teto dos camarins, a parte elétrica e vários adereços do teatro que ainda estava em construção na Consolação, sua nova sede. A proposta do teatro é ser livre de burocracia, ou seja, você pode entrar com bebidas, tirar a camisa, mudar de lugar durante o espetáculo e ficar depois dos shows.

Projeto Ser – Dia das Crianças é Todo dia

Prazo: 11 de maio de 2014
Link para contribuir: http://catarse.me/pt/ser

O Projeto Ser é formado por 6 integrantes com a proposta de ajudar necessitados indiferente se forem idosos, indigentes, animais ou qualquer um que precise de ajuda. As 4 campanhas feitas no ano passado tiveram parceria com a ONG Anjo dos Bichos, Lar de Elisinha e arrecadou mais de 1000 livros para a Bicicloteca. O Projeto Dia das Crianças é Todo Dia está no Catarse para promover ajuda a 3 orfanatos por meio de doação de presentes, apresentações culturais e atividades de entretenimento a um total de 65 crianças.

ÉNóis – Escola Livre de Jornalismo

Prazo: 21 de abril de 2014
Link para contribuir: http://catarse.me/pt/enois

A ÉNóis Inteligência Jovem acredita que é preciso levar o ensino de jornalismo às classes sociais mais baixas, já que as faculdades são caras ou muito difíceis de entrar. Nessa plataforma online, o ÉNois pretende oferecer videoaulas, contato com especialistas, matérias , trabalhos em grupo e fóruns de discussão. Tudo gratuito! Um curso teste está em operação desde 2013 e já tem 2 mil alunos.

A História da Rádio Rock no Brasil

Prazo: 5 de abril de 2014
Link para contribuir: http://catarse.me/en/89radiorock

A 89 tem história com a cidade de São Paulo. Em 2006, a rádio que era de rock mudou seu estilo musical e não agradou seus ouvintes. No entanto, 6 anos depois, em 2012, os mesmo ouvintes se manifestaram nas redes sociais e conseguiram que a volta da Rádio Rock. O projeto de Crowdfunding consiste em fazer um livro contando essas e tantas outras histórias da rádio sem censura. Intitulado de “89 FM: A História da Rádio Rock do Brasil”, a obra vai contar os 28 anos de existência da rádio com textos e imagens impactantes.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 24 Mar 2014.