Guia da Semana

Este evento terminou

Com curadoria de Tadeu Chiarelli, um dos principais especialistas em arte moderna brasileira, as 150 obras da mostra Segall Realista baseiam-se na afirmação de Mario de Andrade, de que a produção segalliana representou a maior prova de que os artistas ligados às vanguardas européias tinham deixado o experimentalismo para advogarem o retorno ao realismo.

Grande parte da exposição é composta por obras significativas do acervo do Museu Lasar Segall/IPHAN, como Interior de Pobres II, Encontro e Pogrom, além de obras de instituições culturais e de colecionadores particulares como as pinturas Morro Vermelho, de uma coleção privada; Retrato de Mário de Andrade do Instituto de Estudos Brasileiros e Bananal,da Pinacoteca do Estado. O visitante pode conferir também algumas esculturas como Dois torsos.

A mostra aposta na possibilidade de apresentar a obra de Lasar Segall fora do enquadramento recorrente que sempre a associou ao expressionismo histórico para percebê-la dentro do quadro complexo da pintura brasileira e internacional do entre-guerras. Nesse período em que a obra do artista alcançou o amadurecimento, influências vindas das mais variadas fontes estilísticas assumiam como denominador comum à manutenção da fidelidade ao real aparente. Na exposição, o público poderá acompanhar como Segall trafega por essa linha comum a vários artistas fundamentais do período, sempre em busca de uma articulação própria desse compromisso tácito com a realidade.

Foto: divulgação.

Mapa do local

Segall Realista

Data Sáb 01 Jan 2000
até 10 agosto.

Preço(s) R$ 4,00.

Horário(s) terça a domingo, 10h às 18h.

Endereço
Rua Marechal Hermes, 999, 80530-230

Telefone (41) 3350-4400