Guia da Semana

Na televisão, 2013 foi o ano de Breaking Bad, que chegou ao fim após cinco temporadas e reuniu mais de 10 milhões de espectadores em seu último episódio. Além desta, outras produções se despedem este ano, mas boas opções foram lançadas para quem está ficando órfão de seus seriados favoritos.

+ Conheça o especial Melhores de 2013 no Guia da Semana
+ Saiba tudo sobre suas séries favoritas
+ Fique por dentro das notícias de TV
+ Conheça os indicados ao People’s Choice Awards 2014

Além de estreias e desfechos, séries como Game of Thrones consagraram seu sucesso e garantiram muitas temporadas pela frente. As produções nacionais também estão em boa fase, ganhando espaço nos canais da TV paga e conquistando a audiência do público.

Outro destaque é o canal de TV pela internet, Netflix, que vem apostando em produções exclusivas e alcançando prestígio entre os seriados. Entre os lançamentos do canal está a comédia Orange is The New Black. Confira uma seleção com as séries de TV que se destacaram em 2013:


Breaking Bad - AXN

A série que conta o drama de Walter White (Bryan Cranston) atingiu seu ápice em 2013, quando a última temporada foi exibida, passando dos 10 milhões de espectadores no último episódio. Aqueles que já eram fãs ficaram satisfeitos com a season finale e os que não conheciam descobriram a história do professor de química que decide cozinhar metanfetamina para pagar seu tratamento contra o câncer no pulmão. Pegando uma carona nesse sucesso, a Teleset resolveu lançar a versão colombiana da série, Metastasis. Será que o Walter Blanco conquistará o público?


Game of Thrones - HBO

A saga literária As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por George R. R. Martin, já conta com cinco volumes e segue angariando fãs pelo mundo. A série inspirada nos livros não poderia ser diferente. Depois de prêmios e boas críticas na estreia, a terceira temporada passou a ser exibida simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos, atingindo o primeiro lugar de audiência da HBO em 2013 e quebrando recordes de downloads ilegais. Os fãs aguardam ansiosamente a quarta temporada, que virá em 2014. The winter is coming...


How I Met Your Mother - FOX

Ted, Barney, Robin, Marshall e Lily estão se despedindo. A boa notícia é que o público finalmente pode conhecer a mãe dos filhos de Ted Mosby. How I Met Your Mother chegou a sua 9ª e última temporada, que se passa no fim de semana do casamento de Barney e Robin. Como muitos fãs ficarão órfãos com o fim da série, a CBS estuda a possibilidade de um spin-off com uma visão feminina: How I Met Your Father.


O Negócio - HBO

Com a "Lei da TV Paga" (lei 12.485), que estabelece uma cota mínima de conteúdo nacional a ser exibido, diversas séries foram produzidas no Brasil. Entre elas, O Negócio, da HBO, que gerou polêmica por contar a história de três garotas de programa. A ideia parece ter agradado o público, pois depois de apenas três episódios a série já foi renovada para uma segunda temporada. Na trama, Karin, Luna e Magali aplicam estratégias de marketing para revolucionar a profissão mais antiga do mundo.


Orange is The New Black – Netflix

Líder na TV por internet, o Netflix vem apostando na produção de séries. A comédia Orange is The New Black, original do canal, conta a história de Piper Chapman (Taylor Schilling), que troca sua vida confortável em Nova York para ter que sobreviver às dificuldades da vida na prisão. Baseada em uma história real, a série de Jenji Kohan (Weeds) é mais uma estréia de sucesso de 2013 e teve sua renovação encomendada antes mesmo da exibição dos primeiros capítulos.

Once Upon a Time (in Wonderland) - Sony

O sucesso da série de fantasia que mostra que contos de fadas podem ser reais foi tanto que, em maio deste ano, ela foi renovada para uma 3ª temporada e ainda ganhou um spin-off. Intitulada Once Upon a Time in Wonderland, a nova produção conta a história de uma garota chamada Alice, que é levada a um sanatório por sua família após começar a contar histórias de uma terra maravilhosa que visitou depois de entrar em um buraco de coelho.


Bates Motel – Universal Channel

O passado de Norman Bates, serial killer do clássico Psicose (1960), de Alfred Hitchcock, é revelado na série que estreou em março nos Estados Unidos. A trama gira em torno da construção da mente psicótica de Bates (Freddie Highmore) durante a sua adolescência. Ele e sua mãe, vivida por Vera Farmiga, administram um hotel de beira de estrada (Bates Motel) após a morte do pai. A estreia da atração foi um sucesso, conquistando a média de 4.5 milhões de telespctadores, e sua renovação para uma segunda temporada foi confirmada.


Glee – FOX

O seriado musical Glee teve uma perda tremenda no ano de 2013. Isso porque, em julho deste ano, o ator Cory Monteith foi encontrado morto no Canadá por overdose de drogas. Uma das peças centrais da trama, o personagem Finn teve de sair repentinamente da história. Muito aguardado, o episódio em tributo a Cory teve mais de 7 milhões de telespectatores. No capítulo, a causa da morte do personagem não foi revelada, mas o elenco se despediu do amigo com músicas que emocionaram os fãs. Lea Michele, namorada de Monteith na vida real e nas telas, só apareceu no final, cantando “Make You Feel My Love”.

The Newsroom - HBO


Criada por Aaron Sorkin (roteirista de A Rede Social), The Newsroom se prepara para sua terceira temporada. Com humor ácido, a trama sobre os bastidores de um telejornal manteve uma média de quase 2 milhões de telespectadores por episódio em 2013. A série é protagonizada por Jeff Daniels, que conquistou o Emmy 2013 de melhor ator em série dramática, superando Bryan Cranston (Breaking Bad).

Por Luísa Venter

Atualizado em 16 Abr 2014.