Guia da Semana

Depois de meses e mais meses de espera, finalmente Game of Thrones retornou para sua 4ª temporada. Com exibição simultânea nos Estados Unidos e no Brasil, pela HBO, a série mais comentada - desde Breaking Bad - retomou os acontecimentos de "A Tormenta de Espadas", o terceiro livro da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin. A temporada promete muito sangue e reviravoltas, mas o primeiro episódio não foi tão emocionante assim.

Um trailer transmitido antes do episódio retomou o que aconteceu no último ano - com o Casamento Vermelho e as inúmeras mortes - e a famosa trilha de abertura começou. Logo de cara, a decepção da troca de Ed Skrein, por Michiel Huisman, interpretando Daario Naharis. Sem cerimônia, o mercenário louro de cabelos longos com cara de cafajeste foi trocado por um moreno de cabelos curtos com cara de bom moço. Vai ser complicado simpatizar com o personagem, que parece ganhar cada vez mais espaço na trama e que tentará conquistar o coração de Daenerys Targaryen.

Aliás, a mãe dos dragões está com problemas em controlar seus "filhos", que estão cada vez maiores e mais poderosos. Ela segue com seu exército rumo a mais uma conquista, mas parece que não será fácil libertar mais escravos.

Somos apresentados também àquele que promete ser o pivô de mais uma reviravolta na trama, Oberyn Martell (Pedro Pascal), o imprevisível Príncipe de Dorne, mais conhecido como "Víbora Vermelha". É aí que o episódio fica interessante, pois ele não esconde de Tyrion seu ódio pela família Lannister e sua sede por vingança. Tudo indica que ele não irá se controlar no casamento do Rei Joffrey.

Ficamos sabendo também o que anda acontecendo com Sansa (ou seja, nada), com Jamie Lannister (que é rejeitado por Cersei) e com Jon Snow - que conta tudo o que viveu (incluindo sua descoberta sexual) para o conselho da Patrulha da Noite, mas é poupado do enforcamento. Arya segue viagem com o Cão de Caça, se tornando uma jovem perigosa e violenta e se preparando cada vez mais para a vingança que tanto deseja. Faltou saber o paradeiro de alguns personagens, como Stannis Baratheon e Bran Stark, mas o trailer exibido após o capítulo prometeu contar tudo na próxima semana.

O episódio foi uma preparação para tudo o que virá na temporada, um tempo para assimilar o que está acontecendo e criar o clima para os próximos capítulos. Não teve grandes ações ou revelações, mas serviu para empolgar - ficou a ansiedade para o Purple Wedding e as vinganças sangrentas que virão.

Por Luísa Venter

Atualizado em 10 Abr 2014.