Guia da Semana

Alguns telespectadores mais críticos dizem que How I Met Your Mother seria uma cópia de Friends, uma das séries de maior sucesso de todos os tempos. A fórmula realmente é bem parecida: amigos que moram em Nova York e dividem seus desafios profissionais, desencontros em relacionamentos, desabafos, etc. No entanto, muitos seriados antes e depois de Friends utilizaram esse modelo, sem a mesma popularidade.

+ Confira séries com a temática GLBT
+ Game of Thrones: Saiba mais sobre os novos personagens

Apesar das semelhanças entre as duas séries, How I Met Your Mother inova pelo flashback. O personagem principal Ted conta aos seus filhos, em 2030, como conheceu a mãe deles. Com isso, passa a contar as histórias de nossos tempos atuais, de quando ele era solteiro.

Entre os pontos em comum, há vários positivos, como o carisma dos protagonistas e a química entre os atores, o que é fundamental para que os dois seriados já tenham marcado época.

Confira algumas semelhanças entre How I Met Your Mother e Friends:

Amigos em Nova York

Tanto em Friends quanto em How I Met Your Mother, a história se passa em Nova York e é focada em um grupo de amigos. Na série dos anos 90, Chandler (Matthew Perry), Monica (Courteney Cox), Phoebe (Lisa Kudrow), Rachel (Jennifer Aniston), Ross (David Schwimmer) e Joey (Matt Le Blanc). Na atual, Ted (Josh Radnor), Barney (Neil Patrick Harris), Robin (Cobie Smulders), Lily (Alyson Hannigan) e Marshall (Jason Segel).

Casal que vive no vai-e-volta

Em Friends, Rachel e Ross passaram várias temporadas com um relacionamento ioiô, cheio de términos e reconciliações. No entanto, os dois acabaram ficando juntos no final. Em HIMYM, o mesmo acontece entre Ted e Robin, mas o arquiteto já revelou que ela não é a mãe de seus filhos, a chamando de "tia Robin" nas narrativas.

Amigo mulherengo

Joey e Barney têm perfis bem parecidos: não se envolvem por muito tempo, fazem de tudo para conseguir sair com as mulheres, podem mentir para ter encontros. Além disso, da mesma maneira que o mulherengo de Friends teve um breve envolvimento com Rachel, grande paixão de Ross, Barney também já se apaixonou por Robin, que era namorada de Ted. No entanto, o Don Juan de HIMYM parece ser mais bem sucedido financeiramente do que Joey, e faz abordagens mais inteligentes na paquera, inventando histórias elaboradas.

Amigo intelectual e romântico

Ross é paleontólogo, muito caxias em sua área de sua atuação e chega a dar aulas na Universidade. Romântico, se envolve de verdade com as namoradas e tem filhos. Ted segue o mesmo perfil, tirando o fato de ser arquiteto e só se tornar pai no futuro.

Casal tradicional

Como Chandler e Monica, Marshall e Lily se casaram e resolveram constituir família. Os primeiros não podiam ter filhos e adotaram gêmeos. Já Lily engravidou e teve um menino. Outra diferença é que em HIMYM o casal já tinha um envolvimento desde o início, enquanto Monica e Chandler eram apenas amigos e engataram um romance somente na quinta temporada.

Por Gisele Navarro

Atualizado em 18 Abr 2013.