Guia da Semana

Durante os dias 7 e 18 de setembro, o espírito olímpico vai invadir o Rio de Janeiro novamente, desta vez com os Jogos Paralímpicos 2016. Durante onze dias, serão disputadas mais de 500 provas em um total de 23 modalidades. Os ingressos já estão à venda e custam de R$ 10 a R$ 130. Animados? Para entrar no clima, o Guia da Semana te conta 13 curiosidades sobre o evento. Confira!

1) As Paralimpíadas 2016 marcam a 16ª edição do evento. A primeira edição oficial dos jogos aconteceu em 1960, em Roma. No final dos anos 1940, porém, já existiam competições para atletas com deficiência. Tudo começou quando um médico alemão usou o esporte como forma de reabilitação para os soldados feridos na 2ª Guerra Mundial.


Créditos: Reprodução

2) Neste ano, serão disputadas 528 provas divididas em 23 modalidades. Ao todo, são 4.350 atletas de 178 países.

3) Assim como nas Olimpíadas, também haverá uma delegação representando os atletas refugiados. A bandeira foi criada pela artista síria Yara Said.


Créditos: Divulgação

4) Serão distribuídas 264 medalhas masculinas, 226 femininas e 38 mistas.

5) O Brasil participa das Paralimpíadas 2016 com a maior delegação da sua história, com 278 atletas.

Créditos: Glyn Kirk/AFP

6) Também é a primeira vez que o país terá representantes em todas as modalidades.

7) As modalidades são: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goaball, halterofilismo, hipismo, judo, natação, remo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei sentado.


Créditos: AP

8) Entre elas, sete são adaptadas na versão paralímpica dos jogos: basquete em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5 e de 7, rugby de cadeiras de rodas, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

9) Já os esportes que acontecem de forma tradicional, podem contar com algumas diferenças: corredores cegos participam com guias, por exemplo, enquanto a bola no futebol conta com um guizo, para que os jogadores com deficiência visual possam seguí-la por meio do som.

10) Bocha e goalball são esportes exclusivos dos Jogos Paralímpicos.

11) A tocha paralímpica foi escolhida por meio de um concurso entre 76 agências brasileiras. O modelo escolhido segue o mesmo padrão utilizado na tocha olímpica, porém, com algumas inscrições em braile.


Créditos: Divulgação

12) Paralímpico ou paraolímpico? Em tese, as duas formas estão corretas. Porém, neste ano, o Comitê Paralímpico Internacional estabeleceu o uso o uso de "paralímpico" devido à tradução de "paralympic", do inglês.

13) O mascote das Paralimpíadas 2016 é o Tom, que representa a flora brasileira.


Créditos: Divulgação

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 13 Set 2016.