Guia da Semana

Existem centenas de aplicativos para nos ajudar na hora de pegar uma magrela e dar uma volta no parque ou pela cidade. Alguns facilitam sua vida quando você mais precisa de uma bike e outros transformam o seu smartphone em um verdadeiro computador de bordo.

Para você não ficar perdido em meio a tantas opções, o Guia da Semana fez uma lista com os que você precisa ter se ama pedalar pela cidade. Confira:

► Bike Itaú

O Bike Itaú foi o primeiro dos sistemas de compartilhamento de bikes por aqui, chegou em São Paulo em 2012, cinco meses depois do Bike Rio, por iniciativa do Itaú, em pareceria com as prefeituras. O usuário deve adquirira um dos cinco planos disponíveis para utilizar o serviço. Assim como todos os outros, o desbloqueio da bicicleta é feito através dos aplicativos Bike Itaú, que recebem um nome diferente dependendo da cidade. O usuário deve, no entanto, pegar e devolver a bike, que possui três opções de marcha, em um dos postos espalhados pelas cidades e indicados no mapa do aplicativo, e só pode usá-la por até 60 minutos dentro daquilo previsto no plano escolhido.

+Baixe o aplicativo

► Yellow

A Yellow é uma startup brasileira que se destaca pelo modelo dockless, ou seja, sem um ponto de devolução. Assim, o ciclista pode deixar a amarelinha em qualquer lugar depois que terminar seu trajeto. O desbloqueio da bike é feito através do aplicativo para o smartphone que lê o QR code dela. No app, os usuários também podem verificar através de um mapa qual é a Yellow mais próxima, já que elas contam com sistema de GPS.

+Baixe o aplicativo


Foto: Shutterstock

► Strava

O Strava é o queridinho entre ciclistas profissionais e amadores. Funciona como uma rede social e traz um programa de treinamento que através do rastreador por GPS permite registrar todas as pedaladas e os resultados do treino. Assim, você compartilha e compara seus dados com os de outras pessoas da rede, fazendo uma competição entre si.

+Baixe o aplicativo

► Bikemap

O Bikemap é um aplicativo é ótimo para descobrir novas rotas. Você seleciona a distância que deseja percorrer ou o seu ponto de partida e ele te dá um leque de opções de trajetos na região. Também tem como cadastrar os seus caminhos favoritos e compartilhar com a galera que usa o aplicativo.

+Baixe o aplicativo

► Cycling News

Para quem gosta de se manter informado sobre o mundo das bikes mesmo quando não está pedalando, o app ideal é o Cycling News. Lá você encontra vídeos, notícias, podcasts, dicas e muito mais, tudo gratuito.

+Baixe o aplicativo para Android e para iPhone

► Google Maps

O Google Maps é considerado por muitos a melhor ferramenta de navegação para celulares. Por lá, você pode, além de traçar seu trajeto até onde quer chegar, ativar a camada para bicicletas, que mostra ciclovias e ciclofaixas, assim você pode planejar o melhor trajeto para fazer com a sua magrela. O app já vem nos celulares de sistema Android.

+Baixe o aplicativo para iPhone

► Map My Ride

Como o nome sugere, Map My Ride é mais um aplicativo que monitora o usuário através do uso de GPS. Através dele é possível prever rota, tempo, velocidade e calorias queimadas. A diferença é que se pode compartilhar o treino pelas redes sociais e transferir informações para o site.

+Baixe o aplicativo


Foto: Shutterstock

► Sports Tracker

Criado em 2004, o Sports Tracker é muito usado por amadores e ciclistas profissionais, tanto no Brasil quanto lá fora. Aqui, você não só reúne dados de velocidade, tempo de pedalada e a distância como também o ganho de altitude e batimento cardíaco. Dá até pra tirar foto do seu trajeto e compartilhar com a galera.

+Baixe o aplicativo

► Bike Repair

Excelente para quem não quer ficar na mão quando a bicicleta quebra, o Bike Repair mostra como solucionar mais de 70 problemas mecânicos e tem até imagens explicando passo a passo como o que você deve fazer. Vai desde regular câmbios e freios até trocar os pneus, consertar a câmera de ar e substituir peças.

+Baixe o aplicativo

► Cyclemeter

Com a ajuda de um GPS, o Cyclemeter registra todas as informações da sua pedalada, inclusive o compasso. Assim como o Strava, o aplicativo permite a competição com os amigos ou contra si mesmo, o que deixa o exercício mais emocionante. O legal é que você também pode baixar tracks do Google Maps e exibir, observar ou compartilhar seus resultados em diferentes tipos de gráficos.

+Baixe o aplicativo

Atualizado em 25 Nov 2019.