Guia da Semana

Já ouviu falar em Bike Fit? Bike fit nada mais é do que você ajustar a sua bicicleta de acordo com o seu corpo, sua estrutura e sua pedalada para chegar em uma sincronia perfeita entre você e a magrela.

O Bike Fit existe há alguns anos e por conta disso, você encontra profissionais no mercado que usam diferentes técnicas para chegar no resultado perfeito. Alguns usam régua, fio de prumo, goniometros e esquadros, entretanto, a ferramenta mais moderna dos últimos anos é o Retül.

“O Retül é todas ferramentas em uma só. Você coloca os sensores nos pontos anatômicos e ele dá todas as angulações, medidas e distâncias, que eu calcularia na mão com as ferramentas. Ele faz tudo de uma vez só!”, explica Fernando Rinho, fisioterapeuta, especialista em Bike Fit e um dos primeiros a trazer o Retül para a América Latina.

Pra entender melhor, quando você faz um Bike Fit normal, o profissional tem que ficar parando o cara toda hora para medir as posições e os deslocamentos e “o grande barato do Retül é que eu dou um ‘run’ no sistema que já vai calculando e passando todos os valores pra mim. Não precisa medir nada manualmente, ele mede tudo com a pessoa pedalando, me dando a medida de verdade. É muito preciso!”, conta Fernando.

O fisioterapeuta diz que outra vantagem da ferramenta é que ela também consegue medir a força da sua musculatura e o movimento do corpo quando rola uma troca de marcha. “Eu troco de marcha pra ficar mais pesado porque conforme você vai fazendo força a muda completamente a sua muscular e eu vou vendo como o corpo dele se comporta, o que eu não consigo ver sem esse sistema”.

Antes de colocar os sensores e sentar na bike, você passa primeiro por uma avaliação de alongamento, postura e fortalecimento muscular. Depois, seus dados são jogados no Retül e, de acordo com a sua pedalada, vai trazendo todos os resultados para a sua bicicleta ser ajustada perfeitamente para o seu corpo.

Retül 3D Dynamic Cycling Analysis
Onde: Avenida Nove de Julho, 4814, Jardim Paulista
Quanto: R$350
Telefone: (11)98307-5137

Por Juliana Andrade

Atualizado em 1 Abr 2014.