Guia da Semana

Já ouviu falar de Swing Bike? Não? Talvez o nome Wobble seja mais familiar. Também não? Pois bem, esses são os nomes que algumas pessoas usam para chamar a “bicicleta maria-mole”. Mas você deve estar se perguntando: “que raio de bicicleta é essa?”

A Maria-Mole ou Lacraia, como também é conhecida no Brasil, é uma bike muito diferente do que você está acostumado a ver nas ruas da sua cidade. Articulável no meio, ela possui um pino que te permite optar por travar o quadro ou deixa-lo livre, leve e solto, fazendo com que a magrela fique molenga, indo de um lado para o outro.

A primeira Swing Bike – também o nome da marca de bicicletas -- nasceu em Oregon e foi desenhada e patenteada por Ralph Belden em 1974. Porém, a sua fabricação durou apenas três anos - o que não impediu o surgimento de muitos admiradores desde então.

Foi daí que veio a inspiração para que a galera começasse a personalizar a sua própria bike, colocando rolamentos nos quadros e assim desalinhando a bicicleta em relação às suas rodas para (pasmem!!!) deixa-las em linhas paralelas. Você pode até pensar que é impossível ficar em cima de uma dessas, mas não é! Dizem que nos primeiros dez minutos dá pra pegar o jeito.

Como não existe nenhuma marca específica que fabrica a Maria-Mole, o lance é você montar a sua própria. Tem vários lugares soltos na internet que vendem o quadro separado. Vai encarar?

Por Juliana Andrade

Atualizado em 3 Abr 2014.