
Torcida do Bloemfontein Celtic: uma das mais apaixonadas pelo futebol
Capital e sede judiciária da África do Sul, Bloemfontein é considerada pacata, limpa, segura e organizada. Com cerca de 850 mil habitantes, a cidade também é chamada de Mangaung, em um dos dialetos locais.
O nome Bloemfontein, que significa "fonte das flores", foi dado pelos bôeres, holandeses responsáveis pela colonização do local. A cidade é a capital da província de Free State, outra herança dos colonizadores, já que a monarquia do país europeu dava o nome de Orange Free State para o local.
Bloemfontein é apenas a sexta maior cidade da África do Sul, mas tem a fama de ter a mais calorosa torcida do país. Esta que promete fazer muito sucesso na Copa do Mundo 2010, para fazer justiça ao título que ostenta: o de "torcida mais enfeitada e empolgada do país". Uma das pessoas famosas que nasceram em Bloemfontein é o autor JRR Tolkien, que escreveu a consagrada trilogia O Senhor dos Anéis.
Roteiros culturais e parques nacionais são as principais atrações turísticas da cidade
Foto: AFP

O estádio Free State é um dos cartões postais de Bloemfontein
Bloemfontein é uma cidade bastante rica culturalmente. Desde a sede judiciária da África do Sul, passando por outros prédios, por museus e pelos diversos monumentos, se observa que a beleza arquitetônica é um de seus charmes. O Sand du Plesis Theatre, um dos mais frequentados centros culturais da África, é um dos principais pontos turísticos. Outro charme é o fato de que os monumentos e pontos históricos se misturam às belas praças, parque e jardins.
Obras como a do Museu Nacional, que abriga um dos maiores acervos arqueológicos e de fósseis do mundo, o Museu Militar, o Forte da Rainha e o Monumento Nacional das Mulheres, todos localizados em Bloemfontein, contam uma boa parte da história sul-africana. Esses locais abrigam memórias da guerra Anglo-Boêr, quando ingleses e holandeses brigaram pela permanência e soberania.
Parques como o State President Swart, o King's Park, a Reserva Natural Franklin e o famoso Golden Gate oferecem ao turista passeios ligados ao ecoturismo, todos em contato com a natureza e com os típicos animais africanos. Na província de Free State há mais de 80 parques desse tipo.
O belo Jardim Botânico e a Casa da Orquídea são dois dos exemplos que ajudam Bloemfontein a sustentar o título de "cidade das flores". Para os turistas que pretendem levar para casa alguma lembrança de lá, os shoppings Northridge Mall, o Loch Logan Mall e o Mimosa Mall são opções.
O Free State, construído em 1952 e completamente reformado para a Copa do Mundo 2010, é a casa do Blomfontein Celtic, detentor de uma das torcidas mais fanáticas e agitadas da África do Sul. O estádio, que já é um dos principais cartões-postais do país, é uma das sedes do mundial 2010.
Bloemfontein está no ponto central das rodovias sul-africanas
Cerca de 420 quilômetros distante de Johannesburgo, Bloemfontein tem problemas de transporte, assim como no restante da África do Sul. A cidade tem o terceiro maior aeroporto do país e recebe voos vindos do internacional OR Tambo, em uma viagem que pode durar 1h10.
As opções para o transporte interno são comuns: ônibus fretado, micro-ônibus, táxis, carros de aluguel ou trens. Lembrando que a reserva para táxi, aluguel de carro, ou micro-ônibus deve ser feita no aeroporto, nos hotéis ou nos quiosques de informação ao turista, espalhados pelo país.
Bloemfontein tem acesso razoavelmente tranquilo para algumas das outras sedes da Copa, já que está no centro de uma nova rede viária que liga Johannesburgo, Cidade do Cabo, Port Elizabeth e Durban.
Acomodações variadas e classificadas de acordo com o Conselho Nacional do Turismo
As opções de hospedagens em Bloemfontein são variadas. Todas as acomodações são classificadas segundo o Conselho Nacional do Turismo Sul-Africano, de acordo com uma escala que vai de uma a cinco estrelas, conforme o padrão de luxo e a qualidade dos serviços.
As opções são hotéis, convencionais ou de luxo, pousadas, o "Bed and Breakfast", que oferece apenas quarto simples e café da manhã, somente para passar a noite, e os albergues, mais populares e ideais para mochileiros menos abonados.
Cozinha sul-africana com influência da colonização
Uma cozinha típica sul-africana: assim se define a culinária de Bloemfontein. Nos restaurantes da cidade o turista encontra, principalmente, a carne, alimento bastante comum no país. As costelinhas de porco, os boerewors, salsichões deixados de herança pela colonização holandesa, e o braais, o tradicional churrasco do continente, são os pratos mais típicos.
O milho e os pescados são outros alimentos comuns na gastronomia de Bloemfontein. A região também é rica na produção de vinhos, responsável por alguns dos mais tradicionais do mundo, como o Cabernet Sauvignon, o Merlot e o Sauvignon Blanc.
Para curtir a noite e dançar na florida cidade, as opções são o Oolong Lounge, que tem uma pista de dança e DJs internacionais tocando músicas de sucesso no mundo todo, ou o Cuban Lounge, um renomado clube sul-africano com o ambiente mais calmo e tranquilo.
Como chegar?
O único aeroporto que recebe voos internacionais na África do Sul é o OR Tambo, em Johannesburgo, que fica cerca de 420 quilômetros de Blomfontein. Há outras opções de locomoção.
Por estrada, a viagem pode durar cerca de 4h30, e as reservas para esses transportes podem ser feitas no próprio aeroporto internacional de Johannesburgo.
As empresas South African Airways (SAA) e Fly Mango fazem o trajeto entre Johannesburgo e Bloemfontein. Os preços dessas passagens estão sob consulta com as operadoras.
Confira outras informações e serviços da cidade de Bloemfontein
Atualizado em 6 Set 2011.