Guia da Semana

Todos nós sabemos que pedalar na cidade exige alguns cuidados, ainda mais que, infelizmente, muita gente que está atrás do volante e dentro de um veículo de grande porte, não tem respeito algum por quem está na magrela.

+ Grupos de Bicicleta em São Paulo
+ Saiba onde comprar a sua bike em SP

Mas com os devidos cuidados, é possível sim usar a bike para ir para o trabalho e fazer as coisas do dia a dia. Segundo Tonimar Dal Aba, da rede de ciclistas Bike Anjo, “é recomendado para quem quer começar a pedalar pelas ruas que se atentem a alguns detalhes, pois a segurança começa muito antes de você sair com a bike de casa.”

Em um bate papo do Guia da Semana, Tonimar libera dicas preciosas pra quem quer pedalar tranquilamente por uma cidade movimentada. Veja só:

Quais são os cuidados básicos pra um cidadão morador de São Paulo, poder pedalar pelas ruas da cidade?

Verifique se a bike está regulada para evitar contratempos e até eventuais acidentes devido a descuido com a bicicleta. Planeje o caminho que pretender fazer, pode-se pegar atalhos como parques ou ruas mais tranquilas, com isso você ainda ganha tempo para curtir o caminho. A pessoa também deve ingerir líquidos, como água ou outra bebida que hidrate durante a pedalada e utilizar roupas leves e confortáveis.

Andar na calçada ou na contra mão é uma alternativa?

Caso seja necessário utilizar a calçada, deve-se empurrar a bike no trecho que estiver nela e andar na contramão não é alternativa e sim colocar a sua própria vida em risco. Vale lembrar que quem pedala também deve respeitar as leis de transito e acima disso, respeitar o próximo.

Como fazer pra andar em uma avenida em horário de pico? E em ruas menores, como alamedas?

Andar em uma avenida como a Paulista em horário de pico é muito simples, até mesmo porque de bike você vai se deslocar muito mais rápido do que os demais veículos ali presentes e parados. Já em ruas menores, existe a questão do quanto movimentado é essa via, se a pessoa está começando a pedalar pela cidade, vale começar por vias menos movimentadas, para ir se acostumando e assim que se sentir confortável pode ir mudando o trajeto para demais vias.

Se alguém me derrubar da bike qual seria o procedimento se a pessoa fugisse do local? Tem como fazer uma reclamação na delegacia? Existe alguma lei que nos protege?

Primeiro: se o condutor ou alguém quiser te intimidar, alegando que você, ciclista, estava errado, lembre-se SEMPRE que o Código de Transito Brasileiro determina que o veículo maior SEMPRE tem que zelar pelo menor. Ou seja, a atenção do motorista de um carro, por exemplo, tem que ser redobrada para garantir a segurança dos que estão em veículos menores, como motos e bike ou a pé. Nessa lógica, portanto, o pedestre sempre deverá ter prioridade e cabem a todos os demais veículos garantirem a segurança deles.

Segundo: ANOTE A PLACA DO CARRO. Se o condutor do veículo tentar fugir, essa é a sua garantia para abrir um processo contra ele.

Terceiro: Mesmo que você apenas quebre a unha, na hora do acidente ligue para a Polícia Militar (190) e para a emergência do SAMU (192) ou Bombeiros (193). Pois isso vai garantir que a ocorrência seja registrada na hora. O condutor terá que apresentar documentos e será encaminhado à delegacia, enquanto a pessoa acidentada é encaminhada para o atendimento médico com prioridade. Ou seja, em acidentes de trânsito cada um segue para um lado: o condutor para a delegacia, o ciclista, no caso, para o hospital.

Essas três dicas podem lhe render muito menos dor de cabeça.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 22 Mar 2014.