Guia da Semana

Apontar os favoritos do basquete masculino é uma tarefa repetitiva. A pergunta mais correta a se fazer é quem pode ser uma ameaça ao ouro dos Estados Unidos. Em 18 edições do esporte nas Olimpíadas, a seleção americana faturou 14 medalhas de ouro. As outras seleções querem roubar a cena e impedir mais uma vitória dos americanos. A tarefa será difícil, mas não é impossível.

Em 2004, a Argentina de Manu Ginóbili conseguiu esse feito. Eliminou os Estados Unidos na semifinal e faturou o ouro ao bater a Itália. Em 2008 e 2012, a superioridade dos inventores do jogo voltou a falar mais alto.

Argentina e Espanha tem tradição de bons times e de dar trabalho em algumas oportunidades. Lituânia, Rússia, França e Sérvia estão fazendo boas campanhas ao longo dos últimos anos e podem incomodar. O Brasil possui bons jogadores e o fator casa pode impulsionar a Seleção Brasileira para atingir novos feitos.

OS FAVORITOS:

ESTADOS UNIDOS

A seleção americana vai chegar muito forte no mundial e dificilmente alguma seleção conseguirá tirar o ouro dos americanos. A seleção possui os melhores jogadores do mundo e, sob comando do técnico Mike Krzyzewski, estrelas como LeBron James, Kobe Bryant, Kevin Durant e a nova sensação Stephen Curry provavelmente levarão o ouro para o solo americano.

ESPANHA

Os espanhóis são quem tem mais chances de conquistar alguma medalha depois dos EUA. Os irmãos Paul Gasol e Marc Gasol são as referências técnicas do time, assim como Serge Ibaka, que vem jogando muito bem nos últimos anos.

BRASIL

Jogando em casa, a seleção brasileira fica mais fortalecida. O Brasil possui bons jogadores que disputam a NBA, como Leandrinho, Anderson Varejão e Tiago Splitter. Pode beliscar uma medalha de bronze.

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 9 Dez 2015.