Guia da Semana

A Copa do Mundo no Brasil está chegando e uma das questões a serem discutidas, em meio a tantas outras, se refere à definição dos feriados. Algumas cidades, como Belo horizonte e Rio de Janeiro, já resolveram suas situações, enquanto outras sedes como São Paulo e Manaus ainda apresentam pendências.

A Lei da Copa diz que os estados, municípios e distritos podem declarar feriado ou ponto facultativo nos dias de jogo em suas sedes. Ainda existe a pendência do governo federal em relação aos feriados nacionais, que obrigariam todo o país a declarar folga.

Confira como está a situação em cada uma das 12 sedes da Copa.

São Paulo

Está decidido que só será feriado no dia 12 de junho, abertura da Copa do Mundo. Os vereadores esperam que, na segunda votação, os dias dos outros 5 jogos realizados no Itaquerão sejam considerados ponto facultativo. As confirmações estarão disponíveis em breve.

Rio de Janeiro

A situação no Rio de Janeiro já está definida. Nos dias 18 e 25 de junho o feriado será parcial, enquanto o dia 4 de julho será inteiro de folga.


Porto Alegre

A possibilidade mais iminente é que a prefeitura declare ponto facultativo nos dias que a cidade sediar um jogo, ou seja, 15,18,22,25 e 30 de junho. No ponto facultativo, fica a critério das empresas liberarem ou não seus funcionários sem a obrigação de pagar algo a mais.

Belo Horizonte

A prefeitura já definiu que não haverá feriado integral durante a Copa. Em dias de jogos realizados no Mineirão, mas que não seja do Brasil, o expediente será normal. Quando a seleção brasileira jogar no Mineirão, a folga começa 5 horas antes do início da partida. Nos dias em que a seleção jogar em outras cidades, o expediente se encerra 3 horas antes do jogo.

Brasília

Também não teremos feriados em Brasília. Em todas as partidas realizadas no Mané Garrincha o expediente será até às 12h. O horário serve também para os dias em que a seleção jogar ao redor do país.

Curitiba

Qualquer dia que a Arena da Baixada receber um jogo será declarado ponto facultativo, ou seja, 16, 20, 23 e 26 de junho.

Cuiabá

A cidade recebe jogos nos dias 13, 17 e 24 de junho. Nesses dias será declarado ponto facultativo para os órgãos da administração pública com sede na capital e em Várzea Grande.

Fortaleza

A Arena Castelão recebe jogos nos dias 14, 17, 21, 24 de junho e 4 de julho. Em todos eles será feriado municipal.

Manaus

A prefeitura de Manaus ainda não se decidiu sobre os feriados. Se a questão continuar indefinida, caberá ao Estado do Amazonas declarar ponto facultativo.

Natal

A Arena das Dunas receberá partidas nos dias 13,16, 19 e 24 de junho. Nesses eventos, será declarado ponto facultativo. O mesmo serve para os dias de jogos da seleção brasileira.

Recife

Recife terá feriado integral em todos os dias que houver jogo do Brasil ou partidas realizadas na cidade. Isso acontece em 14,17, 20, 23, 26 e 29 de junho.

Salvador

Não haverá feriado, nem ponto facultativo. Nos dias de jogos na Arena Fonte Nova, o expediente da cidade ocorre normalmente, mas a prefeitura promete liberar os funcionários públicos duas horas antes dos jogos do Brasil.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 14 Mai 2014.