Guia da Semana

Na última quarta feira (13), a Fifa divulgou um vídeo do Secretário – Geral, Jérôme Valcke, respondendo a questões referentes a Copa do Mundo no Brasil. Ele tratou de assuntos como legado, benefícios sociais, maiores desafios, e até mesmo gastos financeiros do evento.

+ Confira o especial da Copa do Mundo 2014
+ Jogadores mais caros da Copa do Mundo
+ Confira a tabela da Copa do Mundo de 2014

Para quem não se lembra, Valcke é o mesmo que, em 2012, disse que o Brasil precisava de um “chute no traseiro” e mais iniciativa para a organização da Copa.

O início do vídeo lançado nesta quarta parecia tomar o mesmo caminho, já que, logo nas primeiras perguntas, o representante realçou a ausência de pavimentação na parte externa do Beira Rio e o atraso de 4 meses na entrega da Arena da Baixada, Arena Pantanal e Itaquerão. "A entrega da Arena Amazônia só serviu para lembrar que ainda há 3 estádios atrasados.

Perguntado sobre o legado da Copa, Valcke realçou a importância do evento para o país em termos de turismo e desenvolvimento. “A proposta da Copa do Mundo é, primeiramente, uma plataforma trazer educação, trabalho e benefícios para o país sede. O legado que ela proporciona pode ser visto na Alemanha de 2006. O Brasil vai se tornar mais atrativo para os turistas durante e após a Copa”.

Os assuntos financeiros também foram tratados na entrevista. “O dinheiro injetado pela Fifa no Brasil gira em torno de 800 milhões de dólares e o custo de uma Copa para a Fifa é de 1 bilhão e 300 mil dólares”. Com esses valores, Valcke explicou a importância socioeconômica da entidade para o país sede e reforçou que a Fifa não utiliza dinheiro público nas suas ações.

Por fim, o representante expos sua expectativa e desejos para a Copa. “Eu espero, antes de tudo entregar, os 64 jogos com competência e que os 32 países saiam daqui dizendo que foi tudo perfeito. Não podemos desapontar os amantes de futebol no maior evento futebolístico que existe”. Meu objetivo é fazer com que juntos, Brasil e Fifa, entreguem esse diamante para o mundo.”

A abertura da Copa do mundo 2014 está marcada para o dia 12 de junho no Itaquerão em São Paulo.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 17 Mar 2014.