Guia da Semana

É tão legal quando a gente tem companhia pra fazer as coisas que gostamos. Fica melhor ainda quando as pessoas se unem por um objetivo em comum e encontram um grupo em que todos celebram a mesma paixão.

+ Saiba onde comprar a sua bike em São Paulo
+ Pista de BMX em São Paulo

A bicicleta é uma das atividades que mais unem as pessoas. Pode reparar o quanto a galera é engajada e está sempre disposta a dar todo o suporte pra quem está começando ou mesmo para os mais experientes.

Não sei se você sabe, mas em São Paulo existem vários grupos que promovem passeios pela cidade. Geralmente esses encontros rolam no mesmo lugar, dia e hora, sendo que alguns já tem o seu trajeto definido.

O bacana é que tem pra todo mundo. Seja para iniciantes, que procuram algo mais leve ou pra quem já está acostumado a pedalar e busca algo mais avançado e quer melhorar o preparo físico.

A seguir você vai ver uma lista com os principais grupos de bike que circulam por São Paulo. É só chegar e começar a pedalar!

► Pedal da Vila Madalena
O pessoal sai da Vila Madalena e em seu grupo no Facebook avisam que não é pra ninguém se preocupar que eles não deixam ninguém pra trás. A turma já rodou com mais de 120 e garantem que é super organizado. Qualquer um pode participar é só não esquecer de trazer seus equipamentos, principalmente o capacete. Às vezes rola alguns eventos especiais nos finais de semana.

Dia: terça (pedal leve) e quinta (pedal avançado)
Saída: 21h (chegue 30min mais cedo)
Ponto de encontro: r. Wisard com a r. Fradique Coutinho
Mais informações: PVM - Pedal da Vila Madalena

►Friends Bikers
O grupo de São Caetano do Sul que se reúne duas vezes por semana para pedalar 30 quilômetros em um tempo médio de 40 minutos. A galera anda entre 25 a 30 km/h.

Dia: terça e quinta
Saída: 19h30 (chegue 30min mais cedo)
Ponto de encontro: Av. Kennedy, 2339 (Café Kennedy)
Mais informações: ----------

►Lesma Lerda
Às terças o rolê é bem puxado e por isso não é indicado para iniciantes. Os ciclistas saem de Santo André passam por São Bernardo e São Caetano. É mais ou menos 1h30 de pedalada. Aos sábados o passeio é dedicado pra quem está começando. Fique ligado no Facebook do grupo que tem outros horários e trajetos durante a semana.

Dia:
terça (avançado) e sábado (iniciante)
Saída: 19h30 (chegue 30min mais cedo)
Ponto de encontro 1: r. Leonilda, 330, Santo André (19h30)
Ponto de encontro 2: Paço Municipal de Santo André (20hs)
Mais informações: facebook.com/lesmaslerdas

►Pedalada CAB
O grupo recebe qualquer pessoa que já tem contato com bicicleta e tem condições de percorrer o tempo estipulado. São 20 quilômetros em aproximadamente duas horas, depende da galera que está no trajeto. Eventualmente os organizadores agitam trilhas ou passeios fora da cidade.

Dia: quarta
Saída: 21h (chegue 30min mais cedo)
Ponto de encontro 1: Supermercado Extra Itaim, Itaim
Mais informações: cab.com.br

►Saia Na Noite – São Paulo – SP
Grupo de mulheres ciclistas que semanalmente saem desbravando São Paulo. Para participar do passeio precisa ter um bom condicionamento físico porque o trajeto é repleto de subidas. Se estiver chovendo ou for véspera de feriado a pedalada é cancelada.

Dia: terça
Saída: 21h (chegue 30min mais cedo)
Ponto de encontro: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1864
Mais informações: saiananoite.com.br

►Sampa Bikers
O trajeto é moderado e percorrer cerca de 20 a 25 quilômetros, mais ou menos duas horas de pedalada.O roteiro é definido de acordo com o número de ciclistas, por isso é decidido apenas no ponto de encontro. Em véspera de feriado ou quando chovendo, até mesmo garoando o evento é cancelado. Vez ou outra rola passeios especiais como pedal ecológico, das estações e exploratórios. Não se esqueça de ir equipado!

Dia: quarta
Saída: 21h (chegue 30min mais cedo)
Ponto de encontro: Av. Juscelino Kubitschek, 151, Itaim
Mais informações: sampabikers.com.br

►Starbikers
Pedala por diversos bairros da cidade. Às terças o ritmo é mais leve, com trajeto de 35 quilômetros sem subida. Já às segundas e quintas, os roteiros são para quem que melhorar o condicionamento físico. Na segunda, um pouco mais de velocidade e quinta com subidas um pouco mais puxadas.

Dia: segunda (avançado), terça (moderado) e quinta (médio)
Saída: 21h (chegue 30min mais cedo)
Ponto de encontro: Rua Onze de Junho, 372, Vila Mariana.
Mais informações: starbikers.pre.nom.br

►Pedal ZN
Com o intuito de conhecer melhor a cidade, o grupo inentiva o uso da bike na região da Zona Norte. Qualquer pessoa está convidada pode participar, é só não esquecer de levar o equipamento.

Dia: terça (moderado e forte), quinta (moderado) e domingo (pedal leve - às 8h)
Saída: 20h (chegue 30min mais cedo)
Ponto de encontro: Lanchonete da quadra de tênis do Parque da Juventude
Mais informações: facebook.com/PedalZN

► Lokobikers
Essa galera sai todos os dias pra pedalar, quer dizer, só domingo rola uma folguinha. O grupo recebe qualquer pessoa independente do condicionamento físico. Tem pra todo mundo! Para uma programação mais detalhada, consulte o site dos caras.

Dia: segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado (19h30)
Saída: 21h (chegue 30min mais cedo)
Ponto de encontro: Parque das Bicicletas
Mais informações: lokobikers.com.br

►Pediverde
Especializado em cicloturismo, o grupo tem passeios mensais gratuitos para lugares próximos de São Paulo como Guararema e Paranapiacaba. Fique ligado no site que eles liberam as inscrições alguns dias antes do evento.

Dia: a definir
Saída: a definir
Ponto de encontro: a definir
Mais informações: pediverde.com.br

► Bike Tour SP -Parque do Ibirapuera
O pessoal se reúne em frente ao MAC e pedala por um percurso de 1h15 pelo Parque do Ibirapuera. O objetivo é que seja uma rota divertida, recheada de informações sobre a região. O passeio é gratuito e o Bike Tour fornece a bike, coletes e equipamentos de segurança. Para participar, basta fazer a inscrição gratuita no site e levar 1 kg de alimento não perecível. Crianças podem participar se estiverem acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Dia: sábado
Saída: 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h
Ponto de encontro: em frente ao MAC, antigo prédio do Detran
Mais informações: 11 7732-1824 ou [email protected] ou www.facebook.com/biketoursp

Por Juliana Andrade

Atualizado em 16 Jun 2014.